TRT8 lança campanha de sensibilização no Dia Mundial do Meio Ambiente
Com histórico de atuação inovador no campo da sustentabilidade, tendo sido um dos primeiros tribunais a inserir a responsabilidade socioambiental em seu planejamento, com a criação de comissão específica para tratar sobre o tema, e já sendo a organização pública que possui a edificação com maior área de captação de energia solar do Brasil, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região preparou uma campanha em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (05), com o objetivo de divulgar as ações realizadas no TRT8 e estimular a adoção de práticas mais sustentáveis pelos servidores e magistrados, porque "o meio ambiente é você!".
Você faz parte de uma instituição consciente. Acompanhe a nossa Central de Notícias, fique por dentro e contribua para as ações e programas sustentáveis desenvolvidos no TRT8 como a Coleta Seletiva, a Logística Reversa, Energia Solar, formas alternativas de deslocamento e Política de descarte.
Coleta Seletiva no TRT8
Coleta Seletiva é o sistema de recolhimento de materiais recicláveis (reaproveitáveis), tais como papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico, vidros e metais, previamente separados na fonte geradora, ou seja, por você e os demais colegas que integram sua área no TRT8.
A Coleta Seletiva Solidária foi implantada com a distribuição dos coletores azuis, que possuíam a identificação internacional de material reciclável, e ainda podem ser encontrados em algumas áreas. Em 2007 foi realizada a primeira Seleção pública de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para realização de coleta de resíduos recicláveis, em cumprimento ao Decreto nº 5.940/2006.
Desde 2015, a Coleta Seletiva é realizada no Edifício Sede do TRT8 e anexos das Varas do Trabalho de Belém por intermédio de Termo de Cooperação Técnica assinado com a Prefeitura de Belém. A Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma), fica responsável em dar o destino adequado aos materiais coletados e pelo controle ambiental do local da destinação final. Com o Termo de Cooperação Técnica, o TRT8 aderiu ao edital da prefeitura de cadastro das cooperativas e associações locais interessadas em obter materiais recicláveis oriundos dos órgãos públicos. Desta maneira as cooperativas de catadores locais cadastradas na Prefeitura são beneficiadas, possibilitando a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, realidade possível com o engajamento do poder público e da sociedade.
A Coleta é realizada com base na Lei Federal nº 12.305/2010 e compete ao TRT8 efetuar a coleta seletiva interna dos resíduos recicláveis, evitando que sejam eliminados como rejeito e armazená-los em local seguro, protegido contra intempéries e ações de degradação, até que seja coletado pela Cooperativa/Associação.
Depósito - O espaço destinado a este material localiza-se no térreo do Edifício Sede, próximo a anexo das Varas, com o objetivo de acomodar os resíduos produzidos no ambiente de trabalho, como papelão, plástico e papel, inclusive livros antigos encaminhados para descarte.
Destinação correta - Os livros coletados são destinados ao Projeto Livro Livre do próprio TRT8 , que estimula a leitura por meio da doação de livros que são disponibilizados para o público que circula no Tribunal, estimado em cerca de 5.000 pessoas diariamente.
Os outros resíduos sólidos como papel, papelão, vidro são recolhidos no TRT8 pela empresa de limpeza terceirizada, encaminhados ao depósito para posteriormente ser recolhidos pela cooperativa de reciclagem, gerando renda às famílias cadastradas junto à prefeitura.
A retirada dos materiais pela Cooperativa/Associação acontece periodicamente, preferencialmente após as 14h, com a coordenação da Divisão de Manutenção, Instalações Prediais, Obras e Projetos de Engenharia – DIMOP.
Você faz parte disso e sua ajuda é importante!
Separe os materiais na sua unidade e encaminhe separadamente para a empresa terceirizada, que fará o direcionamento correto ao Depósito.
Observe e fique atento às cores das lixeiras coletoras espalhadas no TRT8 e contribua! Entenda as cores:
- Azul – papel e papelão.
- Vermelho – plástico.
- Verde – vidro.
- Amarelo – Metal.
Precisando de lixeiras de coleta seletiva na sua área? Solicite à COMAT pelo sistema SCMP.
Coleta Seletiva - clique aqui e saiba como separar o lixo: Na hora de reciclar saiba como separar o lixo. Veja o que pode e o que não pode parar na lixeira de recicláveis.
Coleta Seletiva de lixo patológico
Mensalmente a Coordenadoria de Saúde do TRT8 realiza a coleta seletiva do lixo patológico. Uma empresa terceiriza coleta o lixo hospitalar que foi previamente separado no TRT8 e realiza todo o tratamento posterior para que o descarte seja realizado de maneira correta.
Medicamentos - A coleta seletiva do lixo patológico no TRT8 inclui a destinação correta dos medicamentos vencidos. Fazer o descarte de medicamentos vencidos ou de medicamentos que sobraram de algum tratamento feito jogando-os no lixo comum ou no esgoto doméstico não é uma boa solução, pois pode comprometer lençóis freáticos, já que os sistemas de tratamento de esgoto não conseguem eliminar algumas substâncias dos medicamentos, que acabam contaminando o meio ambiente, podendo assim causar danos aos seres vivos que nele habitam.
Ponto de coleta - Magistrados e servidores, tragam seus medicamentos vencidos para que seja dada a destinação correta. Entregue na CODSA – Anexo B – 2º andar.
Entenda os Benefícios da Coleta Seletiva
Ambientais:
- Redução de custos com a disposição final do lixo (aterros sanitários, incineradores), pela diminuição do volume de lixo a ser disposto;
- Aumento da vida útil dos aterros sanitários;
- Diminuição de gastos com remediação de áreas degradadas pela má destinação do lixo (lixões clandestinos);
- Educação/Conscientização ambiental da população;
- Diminuição de gastos gerais com limpeza pública, a médio e longo prazo;- Proporciona boa qualidade dos materiais recuperados, uma vez que estes estão menos contaminados pelos outros materiais presentes no lixo;
- Melhoria das condições ambientais e de saúde pública do município;
- Estimula a cidadania, pois a participação popular reforça o espírito comunitário.
Sociais:
- Geração de empregos diretos e indiretos, com a instalação de Centrais de Triagem, a instalação de novas indústrias recicladoras na região e ampliação das atividades das indústrias recicladoras já estabelecidas;
- Resgate social de indivíduos, através da criação de associações/cooperativas de catadores ou o seu trabalho nas Centrais de Triagem.
O Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.
Justiça Verde
O TRT8 integra a Justiça Verde, uma Rede Estadual de Gestão Socioambiental do Sistema de Justiça. Atualmente composta pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Tribunal de Justiça do Estado do Pará e Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, trata-se de uma Cooperação Institucional do Poder Judiciário, para o intercâmbio de dados, informações e experiências relativas ao desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental dentro das instituições que o integram.