Acervo judicial do TRT8 é fonte de pesquisa de tese de doutoramento vinculado à Universidade de Coimbra, em Portugal
O historiador pernambucano, Magno Michell Marçal Braga (IFAL/Alagoas), está realizando pesquisa nos processos judiciais armazenados no Arquivo Geral do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região para produção de sua tese de doutoramento vinculado à Universidade de Coimbra/Portugal.
O pesquisador está de passagem por Belém, depois de percorrer milhares de quilômetros dentro do estado do Pará. Passou por Marabá, Uruará, Itaituba, Itupiranga e Santarém (onde também pesquisou nos arquivos do TRT8).
O Historiador já se utilizou dos arquivos do TRT8 como fonte para sua pesquisa de mestrado, realizado na Universidade Federal de Pernambuco e concluído em 2012. A pesquisa resultou na dissertação intitulada BR 230: nordestinos na rota Transamazônica: a trajetória dos migrantes no Estado do Pará (1970-1974), publicada em 2015 pela Editora Prismas com o título Rota Transamazônica: nordestinos e o Plano de Integração Nacional.
Se anteriormente Magno pesquisava o processo de migração do nordestino para a região da Transamazônica, para o doutorado ele está pesquisando as relações de trabalho que envolviam a região na implementação da rodovia Transamazônica, uma das principais obras de infraestrutura do governo militar que se instalou em 1964 e perdurou até 1985, por isso os arquivos pesquisados no TRT8 ganham mais destaque na pesquisa. “Agora eu tenho pesquisado as relações de trabalho na construção da Transamazônica. Para esse fim estou pesquisando os arquivos do Tribunal do Trabalho da 8ª Região para investigar as empresas que eram mais acionadas na justiça e os objetos de reclamação dos trabalhadores que entravam com processos na Justiça do Trabalho”, afirmou o pesquisador.
O trabalho de pesquisa - tanto no Mestrado quanto no Doutorado - privilegia o uso de processos judiciais trabalhistas e depoimentos orais que sustentam as reflexões do historiador e demonstra a importância da preservação dos arquivos judiciais para fins de pesquisas e do consequente conhecimento sobre a trajetória do país e das pessoas que o construíram.