TRT8 e Rede Bike Anjos farão parceria pela segurança de trabalhadores da construção civil
Como você se sentiria se todo mês um avião lotado de pessoas viesse ao chão? Essa é a realidade causada pelos acidentes de trabalho que levam a óbito no Brasil um número de pessoas semelhante à lotação de um avião comercial.
Somente nos últimos seis anos, o Ministério da Previdência registrou quase 32 mil casos de acidente de trabalho na construção civil no Norte do pais, sendo 40% deles (12.623) no estado do Pará, o que o coloca como líder em número de acidentes de trabalho na construção civil.
Neste 27 de julho, data que marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, diante dessa realidade, que envolve a quantidade de pessoas acidentadas com ou sem invalidez permanente ou óbito, o TRT da 8ª Região, por meio do seu programa Trabalho Seguro, estabelece parceria com a Rede Bike Anjo, instituição nacional com representação nos estados do Pará e do Amapá, formada por ciclistas que atuam voluntariamente para ampliar o uso da bicicleta como modal de deslocamento e transporte.
Além de atuar no apoio a pessoas que queiram aprender a pedalar, a rede Bike Anjo desenvolve importante ação de conscientização sobre as regras de trânsito e segurança aos ciclistas que têm interesse em utilizar a "magrela" para ir ao trabalho, e foi dentro desse segmento que elaborou o projeto Bike na Obra, que recebeu menção honrosa no BiciCultura deste ano, realizado no Museu do Amanhã, na região portuária do Rio de Janeiro.
O projeto "Bike na Obra" promove ações educativas em canteiros de obra para dar visibilidade ao deslocamento dos funcionários da construção civil que usam a bicicleta como meio de transporte, disseminando uma cultura de atenção e segurança, e é dentro desse contexto que o programa Trabalho Seguro será inserido, com a ampliação das suas ações educativas e vídeos, além da divulgação do aplicativo Simvida, disseminando seu uso.
A reunião com os representantes da Bike Anjos no Pará aconteceu na quinta-feira (26), no TRT8, com a participação da desembargadora presidente, Suzy Koury, e dos coordenadores do programa Trabalho Seguro no nosso Regional, desembargador Sérgio Rocha e o juiz do Trabalho substituto, Otávio Ferreira.
"Essa reunião marca uma inédita e importante parceria para atuação conjunta em um segmento extremamente importante, que é o da construção civil, formado por profissionais que utilizam a bicicleta para seu deslocamento ao trabalho e estão sujeitos a perigos que podem ser minimizados com a maior conscientização sobre a observância às leis de trânsito e ao uso de equipamentos de segurança", esclareceu o assessor de comunicação do TRT8, Edney Martins.
Sobre o Projeto Bike na Obra
O Bike na obra nasceu da necessidade de estreitar os laços do movimento bicicletada com os trabalhadores da construção civil, que, visualmente, há anos já são a maioria dos ciclistas urbanos, o que teve comprovação na pesquisa do perfil do ciclista 2017, realizada pelo DETRAN do Pará.
Em 2014 o projeto foi apresentado no I Encontro Nacional Bike Anjo com a intenção de fazer uma ação educativa. Ficou aguardando até ser selecionado no edital de Fundo Local Bike Anjo, saindo do papel no início de 2018 e já garantindo a sua apresentação no Bicicultura, no RJ, onde recebeu a menção honrosa no "Prêmio Promovendo a Mobilidade Por Bicicletas", promovida pela organização Transporte Ativo.
Bike na Obra é ambicioso e vislumbra a realização de ações educativas e de empoderamento no sentido de informar sobre leis de trânsito e dicas para pedalar bem, assim como pautando a certeza de termos o direito à cidade.
"Até o momento conseguimos com o recurso do edital e de apoiadores a confecção de 1000 calendários e 220 placas, havendo um abismo entre o sonhado e o executado, ocasionado pela falta de recursos. O convênio com o TRT8 legitimará ainda mais as ações que já têm reconhecimento nacional e já estão em processo de estruturação dos bike anjos de outros estados, para transcender as fronteiras do Pará e chegar no Rio de Janeiro e Pernambuco. Possibilitando agora a execução do projeto com a estrutura que ele merece e a possibilidade de fazer com que as empresas tratem os trabalhadores e trabalhadoras ciclistas com a dignidade que merecem, no intuito de até conseguirmos realizar uma premiação em 2019, aos moldes da que foi a São Paulo De Bike ao Trabalho, que culmina no Dia de Bike Ao Trabalho", explicou Murilo Rodrigues, ciclista e membro da diretoria do Bike Anjo Belém.
Veja as fotos da reunião no Flickr do TRT8, clique aqui.
Legenda da foto: Assessor de Comunicação Edney Martins, magistrado Otávio Ferreira do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Suzy Koury presidente do TRT8, Ruth Helena Costa Bike Anjos, Murilo Rodrigues Bike anjos e desembargador Sérgio Rocha do Programa Trabalho Seguro.
Leia mais em:
https://debikeaotrabalho.org/
https://www.facebook.com/jornal.oliberal/videos/1782281298526091/?hc_ref...
http://www.orm.com.br/noticias/regiaometropolitana/MjI3MTA=/Bike-na-Obra...
http://bikeanjo.org/blog/2018/05/03/bike-na-obra/