Vara de Breves passa por reforma geral para melhor atender a população
A Vara de Breves do TRT8 localizada na ilha de Marajó passou por reforma com o intuito de melhor atender a população e proporcionar melhorias no ambiente de trabalho da vara. A VT tem jurisdição de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Melgaço, Oeiras do Pará, Portel e São Sebastião da Boa Vista e teve as obras de reformas e reparos iniciadas ainda no 2º semestre de 2017 e finalizadas non 1º semestre de 2018.
Entenda a Obra
Estrutural
Os reparos começaram a ser feitos no telhado, que foi totalmente restaurado, com troca de telhas e reparos na estrutura de vigamento. Em decorrência de infiltrações, a laje precisou passar por correções, o piso restaurado e o mobiliário de cadeiras, mesas e armários trocados. Todo o Fórum recebeu pintura nova e os servidores tiveram a iniciativa de fazer a plantação de árvores na frente da Vara.
Elétrica
Foram feitos todos os reparos elétricos necessários, dentre eles a substituição de tomadas e interruptores, a troca de luminárias, iluminação de emergência a troca dos pontos de rede.
Melhorias
Para o Juiz Titular da Vara, Saulo Marinho Mota, dois grandes desafios foram encontrados na vara: o abastecimento de água e parte elétrica. “Após várias solicitações isoladas de reforma na Vara, fomos contemplados com uma reforma geral. A Vara apresentava problemas de energia elétrica e abastecimento de água. Em Breves não há tratamento de água adequado e o saneamento no município afeta a qualidade da água, o que nos obrigou a encontrar outra solução. Em relação a parte elétrica, foi instalado um gerador para atender a carga de energia do prédio e após a reforma não identificamos nenhum problema que pudesse agravar ou interferir as atividades.”
O Engenheiro Carlos Araújo ressalta que a Vara se encontrava no plano de obras do Tribunal, e se tornou prioridade no ano de 2017. "O prédio da vara era antigo e histórico no centro da cidade e precisava passar por uma reforma geral. Cavamos um poço artesiano com mais de 70 metros para resolver o problema a água e agora o poço possui o tratamento adequado para uso e a instalação do gerador suporta toda carga de energia da vara.”
Segundo o presidente da Comissão de Obras, o objetivo do tribunal é concluir o plano de obras para o ano de 2018 que contempla as VT's de Santa Izabel, Capanema, Paragominas e o Fórum de Marabá.
Acompanhe as fotos durante e após a reforma. Clique aqui.