TRT8 prepara evento para tratar da Empregabilidade Trans

Dias 19 e 22 de outubro no Auditório do TRT8, painéis de discussão que contarão com a presença de especialistas de destaque nacional, integrantes de diversas organizações brasileiras.
Foto dos palestrantes

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio de seu Programa Trabalho Seguro e da Seção Socioambiental, realizará nos dias 19 e 22 de outubro, o evento “Políticas de Inclusão do Público LGBTI+ no mercado de Trabalho”. O evento foi elaborado com base no tema escolhido pelo Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro para o biênio 2018-2020, “Violência no trabalho: enfrentamento e superação”, e será realizado em parceria com a ABRH Pará. 

Segundo o ministro Brito Pereira, presidente do CSJT e do TST, discriminação, humilhação e assédio são algumas das condutas que precisam ser combatidas no ambiente de trabalho, e, de acordo com as estatísticas, o Brasil é o país que mais mata transexuais e travestis e possui maior nível de preconceito e ausência de políticas de inclusão desta população no mercado de trabalho.

  Com a realização de painéis de discussão que contarão com a presença de especialistas de destaque nacional, integrantes de diversas organizações brasileiras, o evento foi desenvolvido para tratar dessas questões, trazendo uma abordagem teórica e prática, com a realização de worskhop que contará com representantes de empresas de recrutamento e gestores de pessoas de empresas que atuam na região metropolitana de Belém.

 

1º dia - 19 de outubro – Sexta-feira

 Para a palestra de abertura o TRT8 convidou o educador, consultor e Secretário Executivo do Fórum de Empresas LGBTI, Reinaldo Bulgarelli,um dos maiores especialistas no assunto. Reinaldo Bulgarelli vem trabalhando desde 1978 com temas de direitos humanos, desenvolvimento sustentável, valorização da diversidade, investimento social, voluntariado e responsabilidade social empresarial. Foi um dos fundadores do Movimento Nacional de Meninas e Meninos de Rua, organização que contribuiu na garantia dos direitos da criança e do adolescente na Constituição de 1988 e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, oficial do Unicef para a Amazônia e Diretor da Fundação BankBoston, onde idealizou o projeto Geração XXI, precursor da implantação do sistema de cotas nas universidades e empresas brasileiras. Atualmente, Bulgarelli é consultor no tema Diversidade das maiores organizações empresariais transnacionais que atuam no Brasil.

Em sua palestra "A diversidade como um valor e instrumento de desenvolvimento da sociedade", Reinaldo Bulgarelli falará do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Fórum de Empresas LGBTI (link para a página do Fórum http://www.forumempresaslgbt.com/), integrado por organizações empresariais de grande porte, como BASF, Coca Cola, PWC, Microsoft, Monsanto e Carrefour, e como o mundo empresarial vem se organizando no sentido de destacar a diversidade como importante e fundamental ferramenta de desenvolvimento organizacional. 

Ainda na parte da manhã, o primeiro painel "Política de Inclusão e direitos humanos" será composto por Bruna Lorrane e Heitor Sebastian.

Bruna Lorrane abordará sua experiência com as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas no Estado do Pará, pioneiro no tratamento do tema. Heitor Sebastiancompartilhará a sua experiência com Espaço de resistência de Belém chamado Espaço Art Ato que conta com a presença de gays, negros e mulheres em sua equipe de colaboradores.

Na parte da tarde de sexta-feira, a programação foi reservada para a realização de um workshop com os representantes de Recursos Humanos das empresas locais. Reinaldo Bulgarelli, acompanhado da consultora nacional da ABRH para a diversidade, Jorgete Lemos, apresentarão como realizar programas de inclusão e compartilharão cases de sucesso e falarão da importância de programas de inclusão.

 

2º Dia – 22 de outubro – Segunda-feira

 Dando continuidade ao evento, na segunda-feira, o dia começa com a palestra "Cidadania Sexual: Estratégia para ações inclusivas", de Adilson José Moreira, mestre e doutor em Direito pela Universidade de Harvard, autor do livro lançado com o mesmo nome da sua palestra.

A palestra de Adilson José Moreira trará uma reflexão sobre o potencial emancipatório do direito. Ao sistematizar a noção de cidadania sexual presente na jurisprudência das nossas cortes, sua palestra dialoga com o seu tempo ao propor uma teoria de interpretação da igualdade fundamentada na noção de cidadania sexual como um princípio estruturante da nossa ordem jurídica. Esse conceito legitima medidas de inclusão de minorias sexuais, assunto frequentemente ausente de livros sobre teoria constitucional, tópico também distante da possibilidade de entendimento do cidadão comum.

Em seguida, o presidente do TRT da 20ª Região, desembargador Thenisson SantanaDória e a presidente do TRT da 8ª Região, desembargadora Suzy Koury, participarão de painel em que discorrerão acerca de como o tema da diversidade vem sendo tratado nos tribunais e a importância de diálogo acerca do tema para a melhor prestação jurisdicional à população em geral.  

Aberto ao público interno e externo, o evento já está sendo apontado como pioneiro, e é uma grande oportunidade para que diretores de RH, donos de empresa, e a comunidade discutam possam tratar sobre o tema com especialistas de renome internacional, sob a ótica do Direito, da inclusão e dos direitos humanos.

O evento integra a programação oficial da Parada do Orgulho LGBTI de Belém de 2018.

Veja a programação completa do evento. Clique aqui.

 

Evento: Dia 19 e 22 de outubro

Local: Auditório do TRT8 - Travessa Dom Pedro 1, 746 - Umarizal Belém.

Inscrições

Servidores e magistrados: MentoRH

Público externohttps://goo.gl/6VZ8QH