Círio 2018 - Centenas de voluntários estão mobilizados para a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8

O catavento, símbolo mundial do combate ao trabalho infantil, vai colorir as ruas de Belém no Círio 2018. Eles estão sendo confeccionados por milhares de jovens de diversas escolas públicas e enfeitarão o percurso da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a partir do dia 12 de Outubro, quando tem início a primeira das 11 romarias do Círio.
Voluntários da UEPA e FACI e padrinhos na produção dos cataventos

Além dos estudantes nas escolas, voluntários confeccionam os cataventos na sede do TRT8, em Belém do Pará. Raul Moreira é um dos colaboradores da campanha. Advogado e Chef de Cozinha, ele participa da mobilização e há dois anos realiza um jantar de adesão e doa o que é arrecadado para a campanha. "No jantar vou apresentar o arroz paraense que ficou famoso no programa da Ana Maria Braga e novos pratos, como o risoto de maniçoba. Haverá também atrações musicais com a participação da cantora Alba Maria, Mel Chaves e do Dj Felipe Proença, todos eles estão voltados para as ações da campanha, juntamente comigo".

O casal Roger e Marília Lima, que integram um grupo de evangelização da Paróquia de São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, também são voluntários e vão mobilizar centenas de jovens para ver a passagem da santa durante a campanha do TRT8. Há 3 anos eles desenvolvem um projeto social voltado para o esporte que atende 70 jovens da comunidade que participam de aulas de futsal e de capoeira.

"Nós vamos em caminhada no dia 12, que tem saída da paróquia a partir de 7 horas da manhã, até São Brás para ver a passagem da imagem peregrina. Vamos levar cataventos e folhetos e vamos falar da nossa luta contra o trabalho infantil. Em média vamos levar de 200 a 400 pessoas."

"Como nós já temos facilidade de lidar com os jovens, nós temos facilidade de mobilizar esse público para participar da campanha. Divulgamos nas missas e nas atividades da paróquia porque queremos contribuir com esse trabalho".  

Este ano a Campanha idealizada pela Justiça do Trabalho da 8ª Região, que tem jurisdição nos estados do Pará e do Amapá, conta com a adesão de 100 escolas públicas da região metropolitana de Belém e mais de 50 parceiros, entre paróquias, associações comunitárias e entidades ligadas ao setor público e privado. O objetivo é informar a mobilizar a população no combate ao trabalho infantil em suas diversas formas, divulgando as dez razões contra o trabalho infantil, que estará presente no material da campanha.

Durante todo o percurso da primeira romaria, que consiste no traslado da imagem da santa até o município de Ananindeua, haverá grupos de estudantes com a camiseta da campanha, além de faixas e dos cataventos previamente confeccionados e que, simbolicamente, são afixados em um lápis que representa a educação como caminho de desenvolvimento.
 
A juíza Vanilza Malcher, uma das coordenadoras da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, do TRT8, detalhou a participação desses voluntários. "Teremos grupos de ciclistas, estudantes de escolas públicas que ficam no percurso, das transversais e de bairros próximos e ainda cataventos girando no ar.  Uma das escolas parcerias que estará posicionada em frene ao Museu Goeldi para a passagem da imagem da santa é a Wademar Ribeiro, nossa vizinha, que fica atrás do TRT. A professora dessa escola foi trabalhadora infantil e valoriza muito a nossa atuação e levará 500 pessoas, entre alunos e pais de alunos."

Realizada desde 2014 pela  Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região, em parceria com a Diretoria da Festa de Nazaré e a Arquidiocese de Belém, e com apoio de diversas instituições públicas e privadas, a campanha foi declarada  pelo Tribunal Superior do Trabalho como atividade oficial do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho (TST/CSJT).

Este ano, a Campanha pretende esclarecer a sociedade sobre os males provocados pelo trabalho infantil e estimular o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, para que sejam agentes de transformação de sua própria realidade. Para a desembargadora Zuíla Dutra, integrante da Comissão Nacional e coordenadora regional do programa do TRT8,  o principal objetivo é conscientizar a sociedade para este grave problema social. 

"Tem uma grande relevância em razão do alcance social, pois faz com que muita gente tome conhecimento dessas ações e muitos querem saber o que significa e o porquê. O maior problema que nós temos em combater o trabalho infantil é a falta de conscientização da sociedade. Grande parte da sociedade ainda vê o trabalho infantil como algo normal, bom. Que é muito melhor trabalhar do que roubar.  Nós não podemos oferecer como opção ao não trabalho, o roubo. A opção para criança e para o adolescente é estudar, é brincar com outras crianças porque essas são as atividades fundamentais para o seu desenvolvimento e crescimento, e também para romper com a barreira da pobreza." 

A comissão participará da cerimônia de lançamento oficial do Círio 2018, no dia 09 de outubro, às 19h, que ocorre na Casa de Plácido, quando será lida a mensagem elaborada pelas magistradas, além da apresentação do material de divulgação da campanha, como camisetas, ventarolas e cataventos.

Inspirado no tema oficial do Círio, "Uma jovem chamada Maria", o tema da campanha da Justiça do Trabalho é apresentado em formato de uma oração: “Maria, jovem que vive em todos nós, inspira as crianças e os adolescentes a serem agentes de transformação de sua própria realidade!”. A menina que retrata Nossa Senhora de Nazaré na campanha é a personagem da série de vídeos institucionais do TRT8, os “Direitos Animados”. Também chamada Maria, a personagem é a representação da menina que aparece de costas na logomarca das campanhas nacionais do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contra o trabalho infantil; desde 2017 a personagem ganhou rosto e agora ganhou o posto de personagem principal da campanha, e tem encantado a todos.

Veja as fotos aqui.

Cronograma da Campanha do TRT8/CÍRIO 2018 contra o Trabalho Infantil:

12/10 - Traslado Belém/Ananindeua - Início da Campanha - saída da Basílica Santuário às 8h - alunos de 100 escolas públicas, grupos  paroquianos e comunitários e de clubes esportivos estarão usando a camisa da campanha e portando cataventos e faixas, em diversos pontos do percurso do traslado.

13/10 - Romaria Rodoviária,a partir de 6h - grupos de pessoas de comunidades parceiras estarão portando cataventos e faixas, e usando camisas da campanha em diversos pontos no percurso de Ananindeua a Icoaraci.

13/10 - Trasladação - concentração às 16:30h, em frente ao Clube do Remo, na Avenida Nazaré - um grande pelotão de adolescentes, jovens, famíliares e  simpatizantes da  Campanha estará na procissão, portando cataventos e faixas, e usando a camisa da campanha.

14/10 - Círio de N. Sra. de Nazaré, às 7h - Jovens da escola saleciana do trabalho distribuírão de ventarolas (Prédio do TRT8, Presidente Vargas).

20/10 - Romaria da Juventude - às 15h - Haverá uma homenagem à "Jovem Maria" em frente ao prédio sede do TRT8 (Praça Brasil), com a participação de adolescentes, jovens, familiares e  simpatizantes da  Campanha, quando haverá queima de fogos e apresentação de música por grupo de alunos da Escola Salesiana do Trabalho.

21/10 - Romaria das Crianças - 7h  - Distribuição de adesivos e cataventos pelos voluntários da Campanha.