TRT8 encerra Semana Nacional de Conciliação com mais de 10 milhões em acordos homologados

Cejusc Belém alcançou mais de 40% de acordos durante a Semana.
Na foto, partes participam de audiência de conciliação no Cejusc Belém.

Os casos que tramitam na Justiça do Trabalho necessitam, quase sempre, de uma solução urgente. Para garantir a prestação jurisdicional ainda mais célere para as causas trabalhistas, surgiram os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSCs). Em Belém, o CEJUSC funciona com 14 Varas do Trabalho e, especialmente esta semana, com a missão de realizar audiências de conciliação.

De acordo com a Coordenadoria de Gestão Estratégica do TRT8 (COGES) foram realizados um total de 649 acordos e os valores homologados ultrapassaram os R$ 10 milhões (R$ 10.590.619,13).

A juíza Érika Bechara, coordenadora do CEJUSC de Belém, diz que a semana foi muito positiva. "Nossa avaliação para a Semana Nacional da Conciliação em Belém foi bastante positiva pois conseguimos índice de mais de 40% de acordos em todos os processos pautados no CEJUSC e também tivemos diversos acordos em que as partes procuraram o CEJUSC para antecipar suas audiências durante a Semana da Conciliação."

A magistrada acrescenta que o aumento no número de varas integrando o CEJUSC este ano possibilitou maior êxito nas conciliações. "Tivemos um acréscimo de 4 Varas do Trabalho em 2018 e cujas audiências foram realizadas no CEJUSC nesta semana, elevando o número de conciliações. Ainda tivemos a feliz surpresa da adesão da 14ª Vara do Trabalho de Belém que somará aos nossos esforços conciliatórios".

Um dos casos que a juíza destacou foi um acordo que possibilitou que uma das partes envolvidas pudesse, com o acordo, ter dinheiro para efetuar o pagamento de pensão alimentícia. "Todos os processos são importantes, mas nesta semana nos chamou a atenção um processo em que o reclamante tinha urgência no acordo porque precisava pagar a pensão alimentícia do seu filho. O acordo foi feito, em uma bom patamar financeiro e com um pagamento em data próxima que atendeu sua necessidade urgente".

A juíza também atribuiu o sucesso da Semana Nacional da Conciliação no TRT8 a todos os que se esforçaram para que o evento acontecesse e agradeceu a administração do Tribunal, juízes titulares de varas, advogados e partes. "A 8ª Região sempre foi célere e sempre se voltou para a conciliação, agora temos mais um espaço para as conciliações e com uma olhar especializado mais do que para a finalização do processo mas também para a pacificação diante do estímulo de um resultado encontrado pelas partes."

Semana - A XIII Semana Nacional de Conciliação foi realizada de 05 a 9 de novembro de 2018 em todo o País. A campanha em prol da conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006 e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. É durante essa semana especial, dedicada a conciliação, que os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita. As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores.