TRT da 8ª Região estabelece parceria inédita com a rede Bike Anjos

Acordo de Cooperação Técnica foi assinado para desenvolver projeto Bike na Obra do TRT8
Na foto, representantes do TRT8 e integrantes do Bike Anjos firmam parceria.

Com o apoio da rede de voluntários do Bike Anjos, a Justiça do Trabalho da 8ª Região levará informações sobre segurança e, direitos e cidadania a trabalhadores da construção civil, segmento que apresenta o maior índice de incidência de acidente no norte do Brasil.

Com suas bases sendo desenhadas desde início de julho do corrente ano, na última terça-feira (13) o Acordo de Cooperação Técnica foi concluído, em cerimônia realizada na antessala da presidência, em que estiveram presentes a vice-presidente do TRT8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, representando a presidência do TRT8, acompanhada do desembargador Sérgio Rocha, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, além da presidente da Associação Bike Anjos, Martina Horvath, além de servidores do TRT8 e integrantes da rede Bike Anjos em Belém.

A assinatura do termo possibilitará a participação do TRT da 8ª Região como parceiro do  Bike Anjos Belém no desenvolvimento do projeto Bike na Obra, idealizado pela instituição com o objetivo de levar informação sobre direitos e legislação de trânsito aos trabalhadores da construção civil, grandes usuários da bicicleta para deslocamento na cidade como principal meio de transporte. Segundo um dos mobilizadores do Bike Anjo em Belém, Murilo Rodrigues, "em um levantamento que fizemos em uma blitz realizada por nós em uma das principais ciclovias da cidade, mapeamos em torno de 5.000 ciclistas que passaram por ela, no espeço de tempo de 12h em que estivemos lá divulgando o Bike na Obra, o que mostra a quantidade de gente que utiliza esse modal de transporte na nossa cidade", destacou.

De acordo com o Ministério da Previdência, somente nos últimos seis anos foram registrados quase 32 mil casos de acidente de trabalho na construção civil no Norte do pais, sendo 40% deles (12.623) no estado do Pará, o que o coloca como líder em número de acidentes de trabalho na construção civil. Assim, com a adesão da Justiça do Trabalho da 8ª Região, por meio do seu programa Trabalho Seguro, ao projeto Bike na Obra, , informações básicas de segurança, cidadania e direitos básicos, bem como a disponibilização do aplicativo SimVida, criado pelo TRT8 para permitir a participação da sociedade na construção de uma cultura de segurança, serão levadas dentro da programação do Bike Anjos, permitindo uma singular e importante abordagem desses trabalhadores, que figuram como o mais vulnerável aos acidentes de trabalho do norte do Brasil. 

Para a presidente da Associação Bike Anjos de São Paulo, a relevância do projeto é bastante ampla, proporcionando benefícios também para a saúde dos seus participantes e do meio ambiente. "É muito importante a assinatura deste termo, porque, a partir dele, conseguiremos replicar em outras cidades essa parceria. Acima de tudo, com esse tipo de ação valorizamos as pessoas que utilizam bicicletas para ir e vir dos seus deslocamentos diários, trazendo benefícios para saúde, meio ambiente e para uma cidade humana para todos".

Com a parceria, o TRT8 apoiará o projeto Bike na Obra com recursos do programa Trabalho Seguro, com a confecção de cartazes, placas de sinalização e campainhas que são utilizadas nas atividades desenvolvidas junto aos trabalhadores. "Essa assinatura marca uma inédita e importante parceria para atuação conjunta em um segmento extremamente importante, que é o da construção civil, formado por profissionais que utilizam a bicicleta para seu deslocamento ao trabalho e estão sujeitos a perigos que podem ser minimizados com a maior conscientização sobre a observância às leis de trânsito e ao uso de equipamentos de segurança nesse deslocamento e no próprio ambiente de trabalho", esclareceu o assessor de comunicação do TRT8, Edney Martins.  

Sobre o Projeto Bike na Obra
O Bike na obra nasceu da necessidade de estreitar os laços do movimento bicicletada com os trabalhadores da construção civil, que, visualmente, há anos já são a maioria dos ciclistas urbanos, o que teve comprovação na pesquisa do perfil do ciclista 2017, realizada pelo DETRAN do Pará.

Em 2014 o projeto foi apresentado no I Encontro Nacional Bike Anjo com a intenção de fazer uma ação educativa. Ficou aguardando até ser selecionado no edital de Fundo Local Bike Anjo, saindo do papel no início de 2018 e já garantindo a sua apresentação no Bicicultura, no RJ, onde recebeu a menção honrosa no "Prêmio Promovendo a Mobilidade Por Bicicletas", promovida pela organização Transporte Ativo.

Bike na Obra é ambicioso e vislumbra a realização de ações educativas e de empoderamento no sentido de informar sobre leis de trânsito e dicas para pedalar bem, assim como pautando a certeza de termos o direito à cidade."Até o momento conseguimos com o recurso do edital e de apoiadores a confecção de 1000 calendários e 220 placas, havendo um abismo entre o sonhado e o executado, ocasionado pela falta de recursos. O convênio com o TRT8 legitimará ainda mais as ações que já têm reconhecimento nacional e já estão em processo de estruturação dos bike anjos de outros estados, para transcender as fronteiras do Pará e chegar no Rio de Janeiro e Pernambuco. Possibilitando agora a execução do projeto com a estrutura que ele merece e a possibilidade de fazer com que as empresas tratem os trabalhadores e trabalhadoras ciclistas com a dignidade que merecem, no intuito de até conseguirmos realizar uma premiação em 2019, aos moldes da que foi a São Paulo De Bike ao Trabalho, que culmina no Dia de Bike Ao Trabalho",  explicou Murilo Rodrigues, do Bike Anjo Belém.

Veja as fotos da assinatura no Flickr do TRT8.