Reunião em Campinas discute a manutenção da Plataforma Wiki
A Secretária da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Liliane Cohen Calixto Trindade, participa esta semana em Campinas, São Paulo, da reunião de manutenção do ambiente Wiki. A plataforma é um grande manual eletrônico, de uso exclusivo do público interno dos Tribunais Regionais do Trabalho. Criada pelas Corregedorias de 22 Tribunais Regionais do Trabalho, a plataforma Wiki foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar os servidores da Justiça do Trabalho que atuam nas varas trabalhistas e lidam diariamente com o PJe, o processo judicial eletrônico.
Segundo a secretária da Corregedoria, a plataforma surgiu para otimizar os trabalhos de primeira instância dos Tribunais Regionais do país. “Não é para padronizar procedimentos, é para auxiliar os servidores e magistrados nessa tarefa. Na Wiki ele vai encontrar o passo a passo do PJe. Buscou-se mapear todo o fluxo otimizado dos procedimentos de primeira instância. Todo o fluxo foi validado por juízes do trabalho”, esclareceu Liliane Trindade.
A Plataforma foi desenvolvida pelo TRT 15, com sede em Campinas e, por meio desse ambiente virtual, está disponível o fluxo otimizado de procedimentos da justiça de primeiro grau. Há um mês foi liberado o acesso a plataforma. Os servidores do TRT da 8ª Região já estão cadastrados, basta colocar o CPF e entrar no sistema, e em todos os lugares onde a ferramenta foi apresentada a receptividade foi grande, pois concentra todas as informações em um só lugar. “Estamos estimulando o uso, inclusive foi criado um grupo no WhatsApp com os diretores de secretaria, e toda semana enviamos mensagem para estimular o uso, porque é
uma ferramenta feita para todos e esperamos que todos participem da sua atualização.”
A reunião em Campinas começou nessa quarta-feira (21) e se estende até sexta-feira (23). Um dos objetivos é avaliar esse mês de funcionamento da Plataforma e verificar a fase de manutenção e a gestão dos modelos de despacho. A reunião terá a participação de secretários de corregedoria, diretores de secretarias, do corregedor do TRT15 e juízes que participaram diretamente da implantação do projeto, para fazer um balanço geral, fazer uma revisão geral dos modelos de despacho e discutir os próximos passos de manutenção do projeto.
Para os servidores da Justiça do Trabalho que lidam diariamente com a plataforma, pois são os principais usuários dela, a orientação é para que não deixem de usar a ferramenta, para que ela possa cada vez mais ser aperfeiçoada.“Usem a wiki pois ela foi criada para facilitar o trabalho dos servidores, e ela só irá alcançar o objetivo que ela pretende se todos usarem e participarem dessa construção. Então, toda vez que eles tiverem sugestões de melhoras e de aperfeiçoamento da plataforma, podem encaminhar para a coordenadoria. A palavra de ordem é usar o máximo possível", reforçou a secretária da Corregedoria do TRT8.
Ambiente Wiki
As páginas do ambiente Wiki são criadas de forma colaborativa, em constante expansão e aprimoramento, que visam reunir conhecimentos e experiências sobre um tema. No caso do Projeto Nacional do Fluxo Otimizado, a ideia é estabelecer fluxos de procedimentos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em suas três fases, para unificar e otimizar o trabalho nas varas de todo país. O provedor é dentro do Tribunal Suiperior do Trabalho (TST). Wiki Nacional O Projeto de Fluxo Nacional Otimizado em Procedimentos de Primeira Instância tem como objetivo a construção de conteúdos na plataforma Wiki relacionados aos fluxos do Processo Judicial Eletrônico (PJe), além de modelos e ações que possibilitem a padronização de procedimentos, no âmbito da Justiça do trabalho. A expectativa é que o projeto uniformize, simplifique e modernize o trabalho da Varas Trabalhistas de todo país. O projeto de criação da Wiki Nacional surgiu com base na apresentação de projetos implementados no TRT de Campinas e da página da Wiki-PJe desenvolvida pela Justiça do Trabalho mato grossense.