Escola de Samba da Matinha vai desfilar com 15 alas que abordam o Trabalho Infantil
O Projeto Ninho da Coruja, ações de conscientização e cidadania desenvolvidas pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 realizadas durante o período do Carnaval 2019, apresentou esta semana, no prédio sede do tribunal, a fantasia da Ala da Escola de Samba da Matinha dedicada aos padrinhos do projeto.
A fantasia da ala intitulada "Consciência e Luta -Todos contra o Trabalho Infantil" faz referência a todo trabalho desenvolvido por um conjunto de instituições, entidades e organismos em prol da criança e do adolescente e contra a exploração do trabalho infantil no mundo. No Pará, as formas mais comuns de exploração da mão de obra infantil estarão representadas em cada uma das alas da escola.
Pelo menos 500 afilhados irão desfilar na Escola de Samba com fantasias doadas pelos padrinhos cidadãos. Mais de 65 parceiros do projeto fizeram a doação. Ao todo, magistrados, juízes do trabalho, promotores de justiça, advogados e demais parceiros contribuíram com o projeto doando fantasias para que crianças e adolescentes pudessem participar do desfile da escola, que tem como tema o combate ao Trabalho Infantil.
A Escola de Samba da Matinha vai desfilar no dia 23 de fevereiro no Desfile Oficial do Carnaval de Belém levando para a avenida o enredo "No Ninho da Coruja, a Criança e o Adolescente têm direito de Sonhar". Com 1.200 brincantes distribuídos em 15 Alas, a escola usará o símbolo da escola, que é a coruja, e o símbolo da luta contra o trabalho infantil, traduzido no catavento de cinco pontas nas cores que representam os direitos de crianças e adolescentes a educação, ao lazer e a uma vida digna.
Para o êxito do projeto, a Comissão fez parcerias com diversas instituições como SEBRAE, INFRAERO, AZUL, UNAMA, entre outros. Cada instituição parceira que adquiriu as fantasias está doando para os afilhados do projeto. É o caso da Universidade da Amazônia (UNAMA) que a cada fantasia adquirida doou uma para os afilhados.
O Aeroporto Internacional de Belém também integra o grupo de parceiros. Nesta quinta (24), durante as comemorações pelos 60 anos do Aeroporto , as fantasias do Carnaval 2019 da Escola de Samba da Matinha estarão expostas no terminal e ritmistas participarão da recepção de pessoas na área do embarque e desembarque de passageiros.
Outra parceria decisiva para o projeto foi firmada com a empresa Azul Linhas Aereas, que proporcionou que fossem trazidos de avião do Rio de Janeiro para Belém 75 instrumentos musicais para a bateria da escola.
A maioria das alas já está com a capacidade necessária de foliões. Mas os interessados que ainda queiram participar do projeto podem procurar os integrantes da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, no balcão de atendimento da 2ª Vara que funciona no prédio do Fórum Trabalhista de Belém. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 99355-4231 (Kyse).
Veja fotos no flickr