Escola de Samba da Matinha apresenta troféu do Carnaval 2019 no TRT8
A desembargadora presidente do TRT8, Pastora Leal, recebeu na manhã desta quinta-feira (07) o presidente da Escola de Samba da Matinha, Rodolfo Trindade. Ele trouxe o troféu que a agremiação ganhou por ter conquistado o terceiro lugar no Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém com o enredo “No Ninho da Coruja, a Criança e o Adolescente têm o Direito de Sonhar!”.
O encontro aconteceu no gabinete da Presidência do Tribunal e contou com a participação de juízes e servidores da Justiça do Trabalho que contribuíram de forma voluntária com as ações de cidadania que foram realizadas no barracão da Matinha durante o projeto “Ninho da Coruja”, que durou um ano e promoveu cursos, oficinas e palestras na Escola de Samba. “Participamos do projeto com muita dedicação, mergulhamos de cabeça. A escola da Matinha está no grupo especial, veio com muitas dificuldades, mas apesar de tudo apresentou um belo desfile na avenida. Esse troféu de 3º lugar já é uma conquista. A Matinha está no coração do povo”, disse a Juíza Vanilza Malcher, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil.
O enredo da Matinha abordou o tema do trabalho infantil e foi realizado em parceria com a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 e mais de 50 instituições parceiras, como a Escola Salesiana do Trabalho, a Universidade da Amazônia, o Sebrae , a Federação do Comércio, o Sindicato dos Árbitros do Pará, os três principais Clubes de Futebol do Pará, além de empresários e padrinhos cidadãos. O presidente agradeceu a parceria e fez suas considerações. “Agradeço a todos pelo apoio, cada um padrinho foi parceiro, abracaram a causa e vestiram a camisa, vocês foram peças fundamentais neste desfile. Belém toda clamou que a Matinha foi vencedora do Carnaval 2019. Somos campeã do povo. Sintam-se em casa e contamos com todos nos 50 anos da escola em 2020”.
Esta foi a primeira vez que uma Escola de Samba apresentou as formas de exploração da mão de obra infantil em um desfile oficial de carnaval, mostrando que é através da educação que se pode vencer o monstro do Trabalho Infantil. A presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, parabenizou a escola e destacou a importância do projeto na avenida. “Parabéns ao envolvidos, especialmente as magistradas Dra. Zuila Dutra e Dra. Vanilza Malcher que encararam isto com muita garra, determinação e o diferencial é exatamente o trabalho associado ao aspecto cultural. Através da escola, vocês utilizaram meios para chegar às pessoas e mostrar que é um trabalho de conscientização, ou seja, uma prática que não deve se repetir no país, onde as crianças poderiam estar nas escola, mas estão sendo exploradas. Portanto, parabéns pelo trabalho”, finalizou a presidente Pastora Leal.
A Matinha desfilou com 15 alas e cerca de 1500 brincantes. Para 2020, a escola já escolheu o enredo, vai comemorar 50 anos de existência no bairro de Fátima.
Veje as fotos no Flickr.