XII Diagnóstico Organizacional revela satisfação de servidores e público externo com o TRT8

A pesquisa de clima organizacional dos magistrados e servidores registrou aumento na avaliação positiva em quase todos os indicadores
Pessoas sentadas ao redor da mesa em uma audiência de conciliação
— Foto: Silvanne Neves - ASCOM8

Já se encontra disponível ao público, no Portal do TRT8, os resultados do XII Diagnóstico Institucional da Justiça do Trabalho da 8ª Região, realizado de 15 de outubro a 13 de novembro de 2018, por meio de Pesquisa de Clima Organizacional junto a magistrados e servidores e de Pesquisa de Satisfação dos Usuários externos.

As pesquisas têm o objetivo de avaliar a satisfação dos públicos interno e externo da Justiça do Trabalho da 8ª Região e estão entre os principais instrumentos que subsidiam a Administração na priorização de iniciativas e ações estratégicas, visando à implementação de melhorias no ambiente de trabalho e uma melhor prestação de serviços à sociedade.

A Pesquisa de Clima Organizacional, da qual participaram magistrados e servidores, avaliou pontos referentes à administração, comunicação, relacionamento interpessoal, motivação, qualidade, infraestrutura física e tecnológica e conhecimento acerca da instituição. Já a Pesquisa de Satisfação dos Usuários avaliou os serviços prestados pelo TRT8 do ponto de vista do público externo, englobando aspectos sobre cordialidade no atendimento, horário/pauta de audiências, prazo para proferir decisões e despachos, acessibilidade, canais de comunicação com o órgão etc.

A pesquisa de clima organizacional dos magistrados e servidores registrou aumento na avaliação positiva em quase todos os indicadores, embora o índice geral de satisfação de magistrados tenha se mantido negativo no percentual de 53% e, a de servidores, positivamente em 89,36%, respectivamente.

Na pesquisa de satisfação junto aos usuários, a maior parte dos indicadores avaliados apresentou novamente bons índices de aprovação, sendo que o índice geral de satisfação dos usuários com os serviços prestados no TRT8 foi registrado em 73,80%.

 

Resumo dos Resultados:

- MAGISTRADOS (44 respostas - 38% do total)

Afirmativas que mais se destacaram na avaliação positiva dos magistrados:

⦁    Conheço a missão, a visão de futuro e os valores institucionais do TRT8, com 84,09%;
⦁    Utilizo as ferramentas de comunicação disponíveis no TRT8 (correio eletrônico, google drive, agenda eletrônica etc), com 81,81%;
⦁    Os sistemas corporativos disponibilizados para a área fim (PJe-Calc, Juriscalc etc.), fornecidos pelo TRT8, são eficientes, com 77,78%;
⦁    Tenho os equipamentos e materiais de expediente necessários para realizar o trabalho, com 77,27%;
⦁    Trabalho em um órgão público que transmite uma imagem positiva ao público externo, com 77,27%.
⦁    No meu setor, temos a filosofia do trabalho em equipe, com 77,27%.

Aspectos negativos mais apontados pelos magistrados:

⦁    Obtenho reconhecimento pelo meu empenho em realizar o trabalho e alcançar metas, com 70,45%;
⦁    O TRT8 possui um canal de comunicação institucional eficaz com o magistrado, com 65,91%;
⦁    Somos informados quando ocorrem mudanças de procedimentos ou estratégias, com 65,91%;
⦁    Sinto-me incentivado a inovar para melhorar o serviço, com 65,91%;
⦁    Percebo preocupação do TRT8 com minha saúde e qualidade de vida no trabalho, com 65,91%.

SERVIDORES (733 - 57% do total)

Aspectos positivos mais apontados pelos servidores:

⦁    Utilizo as ferramentas de comunicação disponíveis no TRT8 (correio eletrônico, google drive, agenda eletrônica etc.), com 91,95%;
⦁    Trabalho em um órgão público que transmite uma imagem positiva ao público externo, com 89,09%;
⦁    No TRT8, percebo que o trabalho é direcionado para a satisfação do jurisdicionado, com 88,68%;
⦁    Tenho os equipamentos e materiais de expediente necessários para realizar o trabalho, com 88,26%;
⦁    A convivência no ambiente de trabalho é harmoniosa, com 88%;
⦁    Os sistemas corporativos da área meio (PROAD, SCMP, MENTORH etc.), fornecidos pelo TRT8, são eficientes, com    86,53%;
⦁    Os recursos de rede (intranet e internet) necessários para o trabalho são eficientes, com 86,36%;
⦁    Consigo executar o meu trabalho priorizando as atividades em ordem de importância, com 86,36%.

Único quesito que permaneceu com índice de reprovação na avaliação dos servidores:

⦁    Trabalho em um órgão público que utiliza critérios definidos e claros para preenchimento de cargos em comissão e de funções comissionadas, com 30,97%.

 

- USUÁRIOS (349 respostas)

Quesitos melhor avaliados na pesquisa de usuários:

⦁    Os espaços são limpos e organizados, com 93,98%;
⦁    É fácil localizar-se e encontrar os setores internos, com 86,82%;
⦁    O atendimento é cordial, com 86,25%;
⦁    As informações prestadas são úteis, com 85,96%.

Quesitos que apresentaram menores índices de aprovação:

⦁    Há facilidade de acesso ao magistrado, com 57,02%;
⦁    O horário das audiências/sessões é cumprido com tolerância razoável, com 49,57%.

 

Avaliação do Índice Global do Clima

Uma novidade nesta edição do Diagnóstico Institucional, foi a Avaliação do Índice Global do Clima da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Parte III do Relatório), que trata da análise da avaliação positiva obtida nas pesquisas de clima de magistrados e servidores na série histórica 2007-2018, correspondente a todo o período em que as pesquisas vêm sendo realizadas na Oitava Região Trabalhista. O índice Global de Clima superou, pela primeira vez, 75% de avaliação positiva no ano de 2018, conforme gráfico a seguir:

Acesse aqui o Diagnóstico Institucional 2018