Servidor apresenta artigo sobre a JT8 em Conferência Internacional.
O Analista Judiciário da Área Administrativa deste Tribunal, Thiago Rodrigues Reis, teve seu artigo aceito e apresentando na 2ª Conferência Internacional de Gestão de Recursos Humanos em Língua Portuguesa, organizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, ocorrido na cidade de Lisboa, em Portugal, entre os últimos dias 14 a 15 de fevereiro de 2019.
O artigo intitulado “Produtividade em unidades da Justiça do Trabalho: uma análise a partir de configurações de poder e estilos de liderança” é derivado da dissertação de mestrado do próprio servidor, defendido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará.
O objetivo da pesquisa foi analisar se unidades da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Varas do Trabalho), quando agrupadas por níveis de produtividade (metas judiciárias alcançadas), se diferenciam tendo como referência variáveis do comportamento organizacional, dentre as quais foram escolhidas as configurações de poder organizacional e os estilos de liderança dos gestores (Diretores de Secretaria). Para isso, foram aplicados questionários eletrônicos junto aos servidores das Varas do Trabalho de Belém e de Macapá, para coletar a percepção dos mesmos quanto às variáveis comportamentais estudadas (poder e liderança); já o nível de produtividade foi medido com base no alcance de metas nacionais do Poder Judiciário.
Os resultados da investigação demonstraram que as configurações do poder mais percebidas foram as que caracterizam ambientes organizacionais movidos por forte ideologia e que buscam de forma contínua o aumento ou a manutenção de sua autonomia funcional. Já os líderes das unidades estudadas foram caracterizados como focados mais no relacionamento com seus liderados. Ao comparar os níveis de produtividade com o comportamento organizacional, verificou-se que as Varas do Trabalho com melhor desempenho não se diferenciam muito das com menor desempenho, chegando-se à conclusão que, ao menos na amostra estudada, o comportamento organizacional não tem afetado de maneira significativa o alcance de bons índices de produtividade.
O evento
O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa (Portugal) convidou autores do universo lusófono a submeter artigos na área científica de Gestão de Recursos Humanos e relacionadas à Conferência Internacional de GRH em Língua Portuguesa - ISEG 2019. Foram acolhidos trabalhos teóricos e empíricos em língua portuguesa com limite de 6.000 palavras de extensão, respeitando as normas de submissão.
Dentre os objetivos da Conferência estavam:
-
Promover a produção de investigação científica de qualidade nas áreas científicas de Gestão de Recursos Humanos e relacionadas;
-
Desenvolver competências em termos de avaliação crítica de trabalhos científicos e de apresentação de trabalhos de investigação;
-
Aprofundar os contatos entre membros da comunidade científica do espaço lusófono que investigam nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e relacionadas.
Para acessar o artigo apresentado: