TRT8 lança projeto de Leitura e entrega "Ármários-Coruja" em escolas públicas de Belém

Objetivo é estimular a leitura entre os jovens e fortalecer o combate ao Trabalho Infantil
No auditório, juízas , parceiros, voluntários e estudantes que participam do projeto posam para foto.
— Foto: ASCOM8

Crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas da região metropolitana de Belém e representantes de instituições parceiras lotaram o auditório da Escola Judicial do TRT8, no Fórum Trabalhista da capital, na última sexta-feira (03), para acompanhar o lançamento oficial do Projeto de Leitura "A Coruja Vai aos Bairros e quer saber: qual é a moral?"

Criado como objetivo de estimular crianças, adolescentes e jovens a desenvolver o hábito da leitura, o projeto é mais uma iniciativa da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 e será realizado até fevereiro de 2020 em 25 escolas públicas de Belém e Ananindeua. Para chegar até os estudantes, serão usados cinco "Armários-coruja", que ficarão dois meses em cada escola onde voluntários desenvolverão ações para incentivar a leitura de livros da literatura infanto-juvenil.

Os "Armários-coruja" ficaram expostos, durante o lançamento, no hall de entrada do auditório da Ejud. Os móveis, que pertencem ao patrimônio do TRT8, foram ilustrados e pintados à mão pela artista Tais Machado, estagiária do curso de designer da Assessoria de Comunicação do Tribunal, e vão abrigar os livros da literatura infanto-juvenil doados por servidores, voluntários.

No lançamento, participaram compondo a mesa de abertura, a Gestora Nacional e Coordenadora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho Desembargadora Zuíla Dutra, a Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Juíza Vanilza Malcher, titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém, o Pró-Reitor de Ensino da Universidade da Amazônia Wagner Muniz, além de um padrinho e de um afilhado do projeto.

Educação combate o Trabalho Infantil

Após a execução do Hino Nacional, a Desembargadora Zuíla Dutra destacou os objetivos do projeto e disse que os livros têm o poder de despertar a imaginação e a capacidade criativa dos leitores. "Cada livro é uma emocionante viagem que leva o indivíduo a conhecer o mundo sem sair do lugar. Quanto mais o jovem tem conhecimento, mais ele fica preparado para conviver com as diferenças, com as dificuldades e para os desafios da vida. E tudo que produz esclarecimento contribui para combater o trabalho infantil. É preciso conscientizar desde pequeno para que eles tenham esse olhar de que a infância e a adolescência é para ser vivida em sua plenitude. Essa fase da vida não pode ser amputada pela exploração do trabalho infantil, que deixa sequelas irreversíveis".

Depois, os estudantes acompanharam a palestra "A Importância da Leitura Literária" com a professora da Unama e mestre em estudos Literários Elaine Oliveira. Ela cativou os estudantes com suas histórias de vida, cantando músicas que ouvia na infância, citando trechos de livros infanto-juvenis e recitando poemas.

A Gestora Regional do Programa, Juíza Vanilza Malcher, lembrou que desde 2014 a Oitava Região atua contra a exploração da mão de obra infantil. Ela explicou o funcionamento do projeto e convidou os diretores das escolas parceiras para assinar o termo de responsabilidade se comprometendo em desenvolver as ações de leitura.

Ao final, estudantes, voluntários e parceiros seguiram a pé até a escola Professor Waldemar Ribeiro, que fica próximo ao TRT8, para entregar o Armário-Coruja. Além dessa escola, receberão os movéis cheios de livros os colégios São Paulo, Florestan Fernandes e Vilhena Alves, em Belém, e a Escola João Paulo II, em Ananindeua.

As estudantes Emilly Santos, 9 anos, e Juliana Sarges, 10 anos, alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Waldemar Ribeiro, ficaram felizes em saber que um dos armários vai passar dois meses na escola onde elas estudam. "Eu adoro livros, queria ter uma prateleira de livros na minha casa. Acho que levar a leitura para os bairros é uma ideia muito boa", disse Juliana.

Os adolescentes Yan Sanches, 14 anos, e Kauã Machado, 15 anos, que cursam o 9° ano do ensino fundamental na escola João Paulo II, em Ananindeua, estão na expectativa para que a escola deles receba o Armário-coruja. "É um incentivo e um fortalecimento para a leitura", disse Yan. "O projeto é bem legal, os alunos vão poder conhecer novas histórias e fazer novas descobertas", completou Kauã.

Desembargadores presentes ao lançamento parabenizaram a iniciativa do TRT8. " O projeto foca na educação. A leitura é fundamental para tudo, para o desenvolvimento intelectual e para a formação acadêmica. Sem leitura não existe conhecimento", declarou o desembargador Julianes Chagas.

Projeto - Criado com o objetivo de estimular o hábito da leitura, o projeto "A Coruja Vai aos Bairros e Quer Saber: Qual é a Moral?" será realizado até fevereiro de 2020 e poderá ser estendido a outros municípios de jurisdição da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá. As escolas selecionadas para as ações do projeto ficam nos bairros do Guamá, Benguí e Tapanã, em Belém, e nos bairros da Cidade Nova e Guanabara, em Ananindeua. O projeto foi inspirado na Coruja, símbolo do conhecimento, e no projeto "Livro-Livre", existente no âmbito interno do TRT8.  Cada bairro ficará com o "Armário-coruja" durante dois meses, sob a guarda e cuidado de um voluntário ou padrinho-cidadão que terá o compromisso de desenvolvimento regular do projeto e devolução no prazo assinalado. Um formulário on line foi criado para acompanhar o andamento das leituras. Os jovens terão de preencher o formulário que será monitorado pelas gestoras do programa. Ao final do projeto os leitores mais assíduos serão premiados.