Presidente do TRT8 recebe homenagem da ALEPA sobre boas práticas voltadas para a sustentabilidade
Com o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas voltadas às boas práticas ambientais em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), promoveu nesta segunda (03), a Sessão Solene ”Prêmio Qualidade de Vida Ambiental”.
A Sessão foi incorporada à política de premiação do Poder Legislativo Estadual, por meio de Resolução 01/2016, de autoria do deputado Raimundo Santos, aprovada por unanimidade. Durante a Sessão, foram entregues honrarias com medalhas e diplomas comemorativos a 16 personalidades representantes de instituições públicas do Poder Judiciário, eclesiásticas, educação, meio ambiente e ONGs, além de homenagens “ Post Mortem”.
O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região foi uma das instituições homenageadas. A desembargadora presidente do TRT8, Pastora do Socorro Teixeira Leal, recebeu a Medalha e Diploma ”Prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará" do deputado Delegado Nilton Neves. As honrarias foram em reconhecimento ao trabalho institucional de todo o corpo gestor do TRT8 na promoção de direitos e cidadania através de projetos desenvolvidos pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental, pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e pelo Programa Trabalho Seguro. “O parlamento observa, na sociedade, quem trabalha sozinho, quem trabalha nos órgãos públicos e quem trabalha no Judiciário. Temos que enxergar essa pluralidade, de forma que cada um possa contribuir com um Pará melhor”, disse o deputado. A premiação é concedida, anualmente, pela Alepa, às pessoas, empresas ou entidades que se destacam na promoção de ações sócio ambientais no Pará.
Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, foi instituído e definido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, no ano de 1972.
O objetivo foi promover debates sobre a necessidade de se aplicar uma política universalizada de preservação no controle dos recursos naturais, evitando, desse modo, o esgotamento e a degradação do meio ambiente que resulta em graves consequências ao planeta e à humanidade.
“Post Mortem”
Na homenagem póstuma, foi concedido a honraria de “Post Mortem” à família do ambientalista André Costa Nunes, falecido em agosto de 2018.André era empresário, escritor, ativista social e defensor do meio ambiente.
Conscientização
Para promover a consciência de preservação e o cultivo de hortaliças em espaços urbanos, foram distribuídas sementes diversas aos participantes.