Oficina ensina a reaproveitar alimentos e evitar o desperdício

Além da oficina, os servidores também puderam verificar a pressão arterial e fazer o teste rápido de glicose na ação
servidores participando da palestra
— Foto: ASCOM8

A I Semana de Responsabilidade Socioambiental do TRT8 promoveu nessa quinta (06), no antigo CEJUSC, uma oficina de reaproveitamento de alimentos e de alimentação saudável. As nutricionistas Simone Medeiros e Ruth Serra ministraram a oficina “Culinária Inteligente. Desperdício Zero” para os servidores de várias áreas do Tribunal.

Na dinâmica, as nutricionistas ensinaram a fazer receitas simples como a farofa de soja, o arroz com talos de brócolis e couve, a água aromatizada e até brigadeiro.  Para a nutricionista Simone Brito a atividade despertou o interesse para uma alimentação mais sustentável.  “Nessa oficina ensinamos como aproveitar os alimentos de uma forma integral, prevenindo doenças e diminuindo o peso corporal. O intuito é evitar o desperdício, saber como reutilizar o alimento, produzir menos lixo. Hoje, conseguimos passar pelo menos minimamente essas informações e essas dicas que, com certeza, serão muito bem utilizadas”.

A nutricionista Ruth Serra disse que a dinâmica foi bastante interessante e lembrou que estudos revelam que 30 a 50% dos alimentos que utilizamos são jogados no lixo e que é importante o aproveitamento integral. “Demonstramos para eles que uma alimentação pode ser mais nutritiva, que podemos utilizar o alimento em sua totalidade. Podemos aproveitar os talos, sementes e cascas de maneira prática, em casa, com baixo custo”.

Receitas simples e de fácil preparação agradaram os servidores que participaram da oficina. “Gostei muito, achei muito instrutivo. Aprendi bastante porque eu gosto de comida nutritiva. Procuro comer do melhor e essa comida ilustra que devemos comer pouco, mas com qualidade, reaproveitando os alimentos. Essa alimentação, com cascas e fibras, melhora a saúde” disse Marta Correia, Técnica Judiciária da Coordenadoria de Administração e Pagamento de Pessoas (COAPP).

O Analista Judiciário, Pedro Cardoso, está buscando uma alimentação mais equilibrada e ficou atento às dicas das nutricionistas. “É um evento importante que ajuda a conscientizar o servidor a ter uma alimentação mais saudável e também contribui para a nossa saúde”.

Além da oficina, os servidores também puderam verificar a pressão arterial e fazer o teste rápido de glicose na ação Blitz da Saúde realizada pela CODSA na entrada do Edifício Sede e no Fórum Trabalhista de Belém. “Esse tipo de ação promovida pelo Tribunal impacta na qualidade de vida da gente, pois se detectarmos cedo algum problema de saúde temos tempo de tratar e ter uma vida melhor”, disse Adilson Sales.

Durante a tarde, houve dicas de ergonomia nas unidades administrativas e judiciarias com apoio de fisioterapeutas e das Coordenadoria de Infraestrutura e Suporte (COINS) e da Coordenadoria de Material e Logística (COMAT).  O coordenador da COMAT, Herlon Pereira, reforçou que o Tribunal se preocupa em adquirir mobiliário que atende a especificações ergonômicas. “Nós aproveitamos a Semana de Responsabilidade Socioambiental para fortalecer essa dimensão da sustentabilidade que diz respeito ao conforto ergonômico do servidor, ou seja, a qualidade de vida no ambiente de trabalho”.

Essa ação se estenderá pelas próximas semanas no Regional com a distribuição de assessórios ergonômicos como apoio para os pés e mousepad.

Veja as fotos no Flickr.