Ministro Corregedor Geral da Justiça do Trabalho inicia a Correição  Ordinária no TRT8

Trabalhos se estenderão até a próxima sexta-feira, em Belém.
Ministro Corregedor, desembargadora presidente e assessores da CGJT posam para foto na antessala da Presidência do TRT8.
— Foto: ASCOM8

Iniciou nesta segunda (01/07) no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região a Correição Ordinária da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho. O Ministro Corregedor da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, acompanhado de uma equipe de assessores vindos de Brasília, chegou ao prédio do TRT8 ,em Belém, no início da manhã.

O primeiro compromisso do corregedor geral foi um encontro com a presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal. Depois, o ministro corregedor recebeu a equipe de gestores das áreas administrativas e judiciárias do Tribunal e apresentou a sua equipe de trabalho. Os seis assessores que o acompanham na visita de inspeção percorrerão as áreas do Tribunal e entrarão em contato com os servidores, juízes e desembargadores.

A Correição observará a estrutura administrativa e judicial, o cumprimento de metas, o pagamento de precatórios, as atividades da escola judicial, as boas práticas de gestão, as políticas afirmativas, a responsabilidade institucional, as ferramentas de gestão (i -Gest) e a efetividade da execução.

Em sua fala, o ministro ressaltou a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade,  destacando aspectos como celeridade, acessibilidade, eficiência e transparência. "A nossa justiça é a que mais concilia, é a mais célere, é a mais acessível e a que mais executa".

Esta é a 16ª Correição Ordinária realizada por Lelio Bentes enquanto Corregedor Geral da Justiça do Trabalho. Este ano, Tribunais Regionais de sete estados já receberam a visita do ministro corregedor. "O objetivo é, acima de tudo, colaborar com o esforço de todas e todos, pelo trabalho que estão fazendo, no sentido de manter o TRT8 na liderança do ranking entre os melhores tribunais do país".

O ministro destacou os esforços realizados no sentido de cumprir metas e aprimorar o desempenho institucional. Ele ressaltou que a Oitava Região é administrada por três mulheres e tem um maior número de desembargadoras entre os 24 integrantes da Corte.

Lelio Bentes Corrêa também lembrou que a Justiça do Trabalho é uma das mais informatizadas do país e que no segundo semestre deverá ser lançado o índice de gestão (i-Gest) do segundo grau, que vai aferir o desempenho dos gabinetes dos desembargadores. "Construir não só uma justiça eficiente, acessível, célere, mas também transparente para que a sociedade saiba o esforço que nós fazemos todos os dias para prestar uma justiça de qualidade".

Na primeira mensagem aos servidores, o ministro parabenizou os que fazem a Oitava Região. "Competentes, dedicados, apaixonados por aquilo que fazem e superando as adversidades pela criatividade. Temos aqui um grande desafio, há um déficit grande de servidores, mas há também uma eficiência muito grande".

A desembargadora presidente Pastora Leal se colocou à disposição para contribuir com o trabalho do ministro corregedor. "São pessoas que vêm nos ajudar, compartilhar esforços, sejam todos muito bem-vindos. Estamos inteiramente à disposição, eu e toda equipe do Tribunal".

Após apresentação das equipes, o ministro reuniu-se com os 24 desembargadores da Oitava Região, na Sessão do Pleno. À tarde, Lelio Bentes recebeu os Juízes do Trabalho de 1º grau.

Nesta terça (02/07), de manhã, o ministro corregedor terá reuniões com os gestores das Comissões do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil. À tarde, ele visitará o Centro de Conciliação do TRT8 em Belém (Cejusc Belém) e a Escola Judicial do TRT8, que funcionam no prédio do Fórum Trabalhista de Belém.

A Correição Ordinária da CGJT vai até sexta-feira (05/07) no edifício sede do TRT8, na praça Brasil, em Belém. Neste dia, às 9h, na sala de sessão das turmas, haverá uma coletiva de imprensa com o ministro Lélio Bentes Corrêa. Ele falará com os jornalistas e logo depois fará a leitura do relatório da Correição no TRT8.

Veja fotos da apresentação

Veja fotos da reunião