Comissão de Combate ao Trabalho Infantil apresenta Campanha Círio 2019 do TRT8 ao Arcebispo de Belém

Parceria entre TRT8 e Arquidiocese mobiliza a sociedade contra a exploração juvenil
Na foto, as gestoras do programa, arcebispo, retor da basílica e diretor da festa de Nazaré seguram a camiseta da campanha.
— Foto: ASCOM8

As gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Zuíla Dutra e juíza Juíza Vanilza Malcher, apresentaram, na última sexta (19/07), a Campanha Círio 2019 do TRT8 ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

A apresentação ocorreu na Cúria da Arquidiocese de Belém com a presença do Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa, e de Flávio Américo, diretor secretário da Diretoria.

A campanha que ganhará as ruas em 2019 foi inicialmente aprovada pela presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal.A súplica deste ano tem o seguinte teor: "Maria, Mãe da Igreja, pelo caminho da educação, guia as crianças e os adolescentes, afastando-os da violência e toda forma de exploração!". Esta oração estará impressa em camisetas, ventarolas, adesivos, faixas, outdoors e outras mídias.  

Ao conhecer as peças publicitárias, Dom Alberto Taveira ressaltou a beleza da campanha e o apoio dispensado à ação. "É uma causa que deve envolver a todos nós. Então, a iniciativa do Tribunal tem sido apoiada desde o início desta campanha. A Arquidiocese e também a Diretoria do Círio, nos sentimos muito honrados porque é uma causa que diz respeito à dignidade das crianças. Nós queremos continuar dando todo esse apoio para que a campanha produza muitos frutos na vida das pessoas".

A desembargadora Zuíla Dutra explicou ao Arcebispo que a frase escolhida destaca o poder da educação em face de ações que a Comissão realiza na região metropolitana de Belém. "Este ano nós estamos trabalhando muito a educação de crianças, adolescentes e jovens como caminho para a mudança de vida. Temos um projeto de leitura que atinge 25 bairros da grande Belém, criamos cinco armários-coruja e pedimos doação de livros infantojuvenis. Os armários ficam 2 meses em cada bairro e as crianças são estimuladas à leitura, razão por que a nossa súplica destaca a educação".

A arte da campanha destaca mais uma vez o catavento de cinco pontas, símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil, e a personagem Maria, criada para uma série de vídeos institucionais do TRT8. "Nós trazemos a nossa menina, a Maria, que já é um símbolo da nossa luta, e a educação como tema principal. Nós acreditamos que apenas através da educação a criança e o adolescente poderão seguir o caminho contra a violência e contra toda a forma de exploração. Esse é o tema central, esta é a súplica que nós faremos e vamos conclamar toda a sociedade e os devotos de Nossa Senhora de Nazaré a somarem esforços com a gente em prol das crianças e dos adolescentes", explicou a Juíza Vanilza Malcher.

Pelo quinto ano seguido o TRT8 e a Igreja Católica realizam, durante o Círio de Nazaré, a campanha que objetiva de conscientizar a sociedade para os males do trabalho precoce. Em razão do êxito alcançado, a campanha foi incluída como uma ação oficial da Justiça do Trabalho desde 2018. "Combater o trabalho infantil é buscar uma vida melhor para todos, indistintamente. Há muito amor envolvido de toda a comissão, dos voluntários e dos padrinhos / madrinhas cidadãos. É o amor que nos move nessa luta. Nós acreditamos que juntos nós vamos, sim, conseguir erradicar o trabalho infantil", declarou Zuíla Dutra.

Para o reitor da Basílica Santuário, Padre Luiz Carlos, a parceria está sintonizada com a missão da igreja católica de respeito à vida. "A missão da Igreja é evangelizar e, evangelizar essencialmente, é promover e defender a vida. Então, o Círio, com a participação de milhões de

pessoas, é uma ocasião propícia para falar a respeito desse trabalho contra toda e qualquer espécie de exploração infantojuvenil. É um momento de conscientização de toda a população da importância da valorização da vida, principalmente, das crianças"

Identidade Visual

A arte traz Maria-menina segurando um livro, em cuja capa consta o A, B, C e a palavra EDUCAÇÃO; e vestindo um manto contendo dois cataventos coloridos de cinco pontas, símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil. Na arte, o caminho da educação é um caminho de lírios representando coisas boas. Maria tem à sua frente um caminho de lírios em tom lilás, cor que simboliza a espiritualidade maior, por onde deverão seguir as crianças e os adolescentes beneficiários da campanha. O catavento colorido foi colocado na parte superior esquerda da arte, acima da súplica, que também está escrita em lilás.

Voluntários e Padrinhos

Voluntários, padrinhos/madrinhas cidadãos e afilhados do projeto do TRT8, que são parceiros nas ações de combate ao trabalho infantil, já estão mobilizados para a campanha do TRT8 no Círio 2019. Eles conheceram as artes da campanha durante uma ação realizada no espaço da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, que funciona no 1º andar do Bloco 3 do Edifício Sede.