Justiça do Trabalho realiza itinerância em municípios de difícil acesso  no Pará

Para garantir o acesso da comunidade à justiça, Juiz e servidores viajaram mais de 10 horas de barco para chegar até as localidades.
Foto mostra o Juiz Fábio Pacheco ao lado de servidores da Justiça do Trabalho.
— Foto: ASCOM8

A Vara do Trabalho de Laranjal do Jari-Monte Dourado realizou, no período de 05 a 07 de agosto, a segunda fase da Itinerância no município de Gurupá, no Pará. Foram realizadas 18 audiências inaugurais,referentes às ações trabalhistas ajuizadas na primeira fase da Itinerância, ocorrida entre os dias 20 e 24 de maio deste ano.

Todas as reclamações trabalhistas foram feitas pelos próprios reclamantes sem a constituição de advogados. As audiências inaugurais foram realizadas na Sala do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Gurupá-PA.

De acordo com o Diretor da Vara de Laranjal do Jari-Monte Dourado, Edmilson de Sena Silva, dos 18 processos ajuizados na primeira fase, 10 resultaram em acordos, duas sentenças foram proferidas em audiência e sete processos estão pendentes de sentenças, designadas para o dia 13 de setembro. Além disso, houve uma audiência de execução.

Fizeram parte da equipe que viajou até Gurupá, o Juiz do Trabalho Substituto Fábio Luiz Pacheco, que na ocasião estava respondendo pelo exercício da titularidade da Vara do Trabalho de Laranjal do Jari-Monte Dourado, além de servidores Mauro César de Paula Júnior (Oficial de Justiça Avaliador Federal) e Tomaz Arruda de Lima Neto (Secretário de Audiências). Para se deslocar até Gurupá, a equipe utilizou um barco, único meio de transporte disponível na região para chegar até o município. A viagem de ida e volta levou cerca de 12h cada trecho. 

"Foi uma experiência enriquecedora que me proporcionou entender a realidade social e econômica das pessoas que vivem em comunidades mais afastadas. Foi um grande aprendizado", disse o Juiz Fábio Pacheco, que está há pouco mais de um mês na região. O Juiz também ressaltou a importância da Justiça do Trabalho cumprir seu papel social. "Cumpre o dispositivo constitucional e mostra como o Tribunal do Trabalho da 8ª Região proporciona o acesso à justiça", concluiu.

Itinerância

Em 2019, a Vara do Trabalho de Laranjal do Jari-Monte Dourado completa uma década de Itinerâncias ao município de Gurupá, cidade paraense que está localizada em uma região conhecida por suas grandes distâncias e pelo acesso difícil. Por ser uma área cercada de rios, a população muitas vezes enfrenta dificuldade em ter acesso à Justiça. O Município de Gurupá-PA, assim como os Municípios de Almeirim-PA, Distrito de Monte Dourado-PA, Porto de Moz-PA, Vitória do Jari-AP e Laranjal do Jari-AP, estão sob a jurisdição da Vara do Trabalho de Laranjal do Jari-Monte Dourado.

Veja as fotos aqui.