TRT8 prestigiará a 23ª edição da feira Pan-Amazônica do livro
Um evento importante de exposição de livros e autores paraenses, capaz de difundir e valorizar a literatura local acontece anualmente no segundo semestre e tem visitação de mais de 400 pessoas provenientes de diversos municípios do Estado do Pará.
Segundo a secretária de cultura, Úrsula Vida, o evento tem como objetivo “formar novos leitores conscientes e ativos na construção de uma sociedade que valoriza sua cultura e sua identidade, num exercício contínuo de consolidação da justiça e da paz social”.
Para desembargadora presidente, “os livros são capazes de transformar o mundo, de expandir a forma de pensar e agir das pessoas e participar de um evento como esse é valorizar nossa cultura e ampliar a nossa atuação na sociedade.”
Programação - Arena Multivozes
No domingo 25/08, na Arena Multivozes, a programação começa com a trilogia da Turma da Pororoca. A 'Turma da Pororoca' é a premiada animação paraense que traz narrativa bem-humorada com personagens típicos dos rios da Amazônia, tratando dos temas com uma linguagem regionalizada, construindo forte vínculo com o público local.
O sucesso da "Turma da Pororoca" foi um dos principais motivos para que o TRT8 desenvolvesse campanha "direitos animados" com o mais famoso personagem da turma, o Camarão. Veja os videos no youtube do TRT8. Clique aqui.
Junto dos novos personagens da “Turma do Oitavinho” , Camarão e o mascote da Justiça do Trabalho esclareceram a população questões importantes como o papel da Justiça do Trabalho na sociedade, o trabalho infantil e as situações de riscos ao trabalhador.
O trabalho desenvolvido, por meio do artista paraense Cássio Tavernard, rendeu o Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
23ª Edição
O evento homenageará duas personalidades de grande importância nos cenários literário, acadêmico e do ativismo social: o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora e ativista Zélia Amador.
A programação atinge públicos de todas as idades com oficinas, contação de história, exposições, lançamentos de livros, atividades dirigidas a estudantes, crianças e jovens, com o objetivo de formar novos leitores conscientes e ativos na construção de uma sociedade que valoriza sua cultura e sua identidade, num exercício contínuo de consolidação da justiça e da paz social.
A novidade para esse ano é a inserção das Multivozes da Amazônia que vão dar um significado mais especial para a feira. Esta edição conta com nomes como Djamila, Conceição Evaristo, Xico Sá, Dona Onete e Liniker.
Serviços
A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes acontecerá de 24 de agosto a 1º de setembro - período em que oferecerá uma programação diversificada para quem for ao Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Lançamento dia 24/08 às 19h.
(Com informações da Secult/PA)