Campanha de conscientização do TRT8 sobre trabalho seguro chega ao Mangueirão
Voluntários do programa levarão para o estádio uma faixa com a frase “Por um ambiente de trabalho sem violência”, que será aberta na pista de atletismo, antes do início da partida.
De acordo com o desembargador Walter Paro, gestor nacional do programa trabalho seguro, o objetivo é provocar no torcedor, que vai ao estádio ver o clássico do futebol paraense, uma reflexão sobre os acidentes de trabalho. “O principal objetivo deste momento, em levar a campanha para o campo de futebol, é dar visibilidade a este programa, que é instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do trabalho (CSJT). Esta visibilidade vem acompanhada pela diversidade de pessoas e setores em que elas atuam na sociedade. Entendemos que a capilaridade desta mensagem vai ser muito grande”.
A mensagem deve atingir em torno de 35 mil pessoas, que é o público estimado do RE X PA deste domingo. Para o desembargador, é preciso despertar na sociedade essa consciência para evitar formas de violência que ocorrem diariamente no ambiente de trabalho, entendendo que o acidente de trabalho, hoje, não está dissociado dos problemas que a sociedade está vivenciando. “A violência que a sociedade pratica nas ruas é levada para o ambiente do trabalho. A partir do momento que você tem violência no trânsito, violência à cidadania, não tem um modal de transporte melhor, como é que eu vou pretender que esse trabalhador, que já passou por uma agrura, esteja tranquilo para o desempenho de atividades profissionais? Todo esse contexto que estamos denominando de violência tem reflexos no ambiente de trabalho".
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio do Programa Trabalho Seguro, realiza neste domingo (25) no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão, durante a partida de futebol entre Remo e Paysandu, uma campanha de conscientização sobre o trabalho seguro.
O desembargador Walter Paro ressalta ainda que a violência no ambiente de trabalho vai além do aspecto físico. "Estamos vendo assédio moral, síndromes como a de burnout (esgotamento físico e mental cuja causa está ligada à vida profissional), temos os desajustes familiares refletindo no trabalho, parecem coisas dissociadas, mas não são. A partir do momento que eu exploro o trabalho infantil o que eu estou produzindo na sociedade? Será que é sadio pensar que essa sociedade com tantas distorções terá a resposta de um ambiente tranquilo e civilizado? ”, questiona o desembargador.
Durante os 90 minutos de bola rolando, as mensagens sobre o trabalho seguro também serão exibidas no telão do estádio. O Juiz Titular da 16ª Vara do Trabalho de Belém, Raimundo Itamar, ressalta que o objetivo da campanha também é difundir a cultura de paz no trabalho. “O desleixo e o descaso levam ao acidente de trabalho. Cuidar para que o outro esteja usando o equipamento de proteção, não deixar de fornecer esse equipamento de proteção. Não deixa de ser uma forma de violência você não fiscalizar o uso do equipamento. Não deixa de ser uma forma de violência você saber que o acidente pode acontecer e não tomar uma atitude.
A prevenção é muito importante. Essa é a razão de ser dessa política pública do CSJT que é o programa trabalho seguro”.
Serviço:
Campanha Programa Trabalho Seguro “Por um ambiente de trabalho sem
violência”
Data: 25 de agosto de 2019, durante o RE X PA
Hora 18h
Local: Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão)