TRT8 participará do 5º Seminário Internacional do Trabalho Seguro

O evento acontecerá neste mês de outubro em Brasília e discutirá as situações no ambiente de trabalho que podem levar o trabalhador ao adoecimento
Arte do Evento
— Foto: ASCOM8

O desembargador Walter Paro, gestor do Programa Trabalho Seguro na Oitava Região, representará a Justiça do Trabalho do Pará e Amapá no 5º Seminário Internacional do Trabalho Seguro. Com o tema “Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação”, o evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Entre os temas que serão discutidos estão as situações no ambiente de trabalho que podem levar ao adoecimento do trabalhador, como o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação. No entendimento do desembargador Walter Paro, o tema do biênio deve ser observado por meio de uma visão sistêmica. “Hoje a violência não ocorre apenas no campo físico, mas também no campo psicólogico. Temos a violência decorrente da situação econômica onde são impostas aos trabalhadores pressões de todo gênero como metas a cumprir, tempo à disposição, em que se comprometem os finais de semana e os períodos de descanso, o que leva o trabalhador a uma violência no que diz respeito ao seu ser integral, ou seja, ele acaba sofrendo diversas pressões que resultam em estresse , em colapso”, ressalta.

Para o desembargador , os acidentes de trabalho são resultado de pressões e tensões dentro e fora do ambiente de trabalho. “Nós percebemos que na vida normal de um trabalhador, além das pressões socioeconômicas, ele sofre violência no trânsito ao se deslocar para o trabalho. Já vem acumulando o estresse e chega ao trabalho com alto índice de tensão. Isso significa que , automaticamente,a presentificação dele no ambiente de trabalho e a concentração ficam prejudicadas e ele acaba sofrendo acidente de trabalho. Por outro lado, nós temos chefias mal qualificadas que não conseguem enxergar essas mazelas e as violências que são praticadas no ambiente de trabalho. Não quer dizer que as metas são prejudiciais, elas só são prejudiciais se extrapolam a capacidade do trabalhador para seu alcance”.

Uma das questões que serão abordadas no seminário é a indústria 4.0, o uso excessivo das tecnologias e como os ambientes automatizados podem agravar uma sociedade já doente. “Esse automatismo faz com que o trabalhador acabe ficando sem opção de reflexão, com relações pessoais limitadas e acaba por não desenvolver sua inteligência emocional. Daí, se tem notícia sobre doenças mentais envolvendo trabalhadores que sequer foram notadas no ambiente de trabalho. Todas as tecnologias são muito bem vindas mas até que ponto elas devem ser aplicadas no sentido de não atrapalhar aquilo que é fundamental, que é a vida humana ? ”.

Abertura 

A conferência magna de abertura será feita pelo indiano Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz em 2014. O ativista atua em favor dos direitos de crianças e jovens à educação e já libertou milhares de crianças de situações análogas à escravidão. A desembargadora Zuíla Dutra, gestora nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8 , que também participará do seminário, está na expectativa de assistir à conferência de Satyarthi. “O que me leva a participar é primordialmente a possibilidade de assistir à conferência do Prêmio Nobel da Paz Kailash Satyarthi que, tenho certeza, será um momento de aprendizado e de renovação das energias na luta contra o trabalho infantil, pois um dos temas centrais do encontro está relacionado com as violências no trabalho. E o trabalho infantil é uma dessas violências que retira de crianças e adolescentes o direito constitucionalmente garantido de viver plenamente essa fase da vida. Neste sentido, a palestra do ativista indiano trará grande contribuição aos que abraçam a luta em prol da infância”, declarou.

A programação trará especialistas de renome internacional, como o professor Alain Supiot, do Collège de France; o professor David Sanchez Rubio, da Universidade de Sevilha (Espanha); o médico Lewis Casey Chosewood, do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos (National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH); e a advogada e escritora Ruth Manus.

As inscrições para participar do evento estão abertas e gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Confira no link a programação completa do 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro.