Semana Institucional discutirá transformações na carreira de magistrados do trabalho
A Justiça do Trabalho, por meio da Escola Judicial do TRT da Oitava Região, promove, no período de 18 a 20 de novembro de 2019, a VII Semana Institucional. O tema é "Magistratura - Carreira em Transformação - Passado, Presente e Futuro". O evento é voltado para magistrados que integram a Oitava Região, que abrange os estados do Pará e Amapá.
A programação discutirá temas que desafiam os juízes do trabalho com atuação nas Varas Trabalhistas de Belém e de fora da sede e debaterá o cenário atual da Justiça do Trabalho pós reforma trabalhista, além de questões que envolvem a qualidade de vida no trabalho e as novas formas de violência no ambiente de trabalho. "Como se trata de uma semana institucional, nós queremos voltar nossos olhos para dentro da instituição e ver o que podemos melhorar em termos de prestação de serviço para o jurisdicionado. A ideia é olhar para a figura do juiz , tanto no aspecto social como no aspecto individual, no tocante a sua saúde física e mental e do seu atuar na Justiça do Trabalho, afinal, um magistrado sem qualidade de vida não prestará um bom serviço à sociedade", detalha o desembargador Luis Ribeiro, diretor da Ejud.
Realizado no auditório da Ejud8 , o evento terá Palestras, Painéis, Mesas redondas, Workshops, Grupos de estudos e apresentação de estudos ministrados por servidores da área de planejamento estratégico. Especialistas na área de coach, diretores de Fundos de Previdência como o Funpresp-Jud e servidores do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e da área de gestão estratégica do Tribunal estão como convidados da programação do evento.
De acordo com o diretor da Ejud, a carreira a magistratura trabalhista brasileira, diferentemente do que ocorria no passado, está em foco diante de várias necessidades que impuseram mudanças na carreira. "Antes o juiz só se preocupava com o julgamento de processos e a solução dos conflitos. Para o juiz moderno só isso não basta, pois dele são exigidas atribuições administrativas, financeiras e de liderança e gestão de pessoas. Reformas já estão em curso, algumas mais e outras menos visíveis, alterando a identidade e o perfil de atuação do magistrado para que ele possa atender bem e melhor à sociedade. Por isso, esse tema faz parte de debates em nossa semana institucional e resultou em mudanças nos quatro eixos formativos dos magistrados em fase inicial da carreira ou que já estejam trabalhando estabelecidos pela Resolução Administrativa 2.061/2019 (eticidade, alteridade, resolução de conflitos e direito e sociedade)".
A abertura solene do evento será feita pela presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, pelo diretor da Ejud8, desembargador Luis Ribeiro e pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Walter Paro. O primeiro painel é "TRT8, orçamento e perspectivas para 2020" com a participação da presidente do TRT8 e das servidoras Regina Uchôa, diretora da Secretaria Administrativa (SEADM), e de Rafael Miranda, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas em substituição.
Serviço:
VII SEMANA INSTITUCIONAL
"MAGISTRATURA – CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO – PASSADO, PRESENTE E FUTURO"
Período: 18 a 20 de Novembro de 2019
Local: Auditório da Ejud (Fórum Trabalhista de Belém - 12º andar)