Servidores da Secretaria de Tecnologia participam de capacitação tecnológica no TRT8

O curso permite que as equipes técnicas ganhem eficiência, automação e agilidade na implantação de novas versões do sistema PJe
Na foto: dois servidores da SETIN participando da capacitação, conversando sentados de frente para computadores.
— Foto: ASCOM8

Vinte e três servidores da SETIN participam do treinamento “Orquestração de Contêineres (Kubernetes-Docker), que são plataformas de código aberto para gerenciamento de aplicativos em contêineres. O curso está sendo ministrado no laboratório de informática da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS) e termina nesta sexta-feira (22).

O curso ocorre dentro do Tribunal em um total de 40h/aula. O treinamento foi iniciado na última segunda-feira (18) e tem o objetivo de preparar os servidores para a mudança que ocorrerá na arquitetura de alguns sistemas corporativos em uso no TRT8.

Curso

O curso aborda a nova tecnologia que será utilizada pela plataforma do sistema PJe. Na próxima versão do sistema, prevista para entrar no ar em dezembro/2019, ocorrerá uma mudança significativa em sua infraestrutura, que passará a ser executada em arquitetura baseada em contêineres. É importante ressaltar que esta mudança tecnológica na plataforma do sistema PJe, não afetará os usuários.

A conteinerização permite que as equipes técnicas ganhem eficiência, automação e agilidade na implantação de novas versões do sistema, manutenção do ambiente, no suporte técnico e na gestão dos recursos computacionais que envolvem os sistemas corporativos.

Segundo o professor do curso, Roberto Farias, o uso da ferramenta “Kubernetes-Docker” facilita o gerenciamento de contêineres que oferecem os benefícios de portabilidade, agilidade, escalabilidade, controle e isolamento em todo o fluxo de trabalho do ciclo de vida de um aplicativo.

Contêineres

Os contêineres oferecem um mecanismo de empacotamento lógico em que os aplicativos podem ser abstraídos pelo ambiente em que são efetivamente executados. 

Assim como os contêineres de remessa permitem que as mercadorias sejam transportadas por navio, trem ou caminhão, independentemente da carga que contenham, os contêineres de implantação de software agem como uma unidade de software padrão que pode conter diferentes dependências e códigos. 

A tecnologia de contêineres é tendência de mercado e já tem previsão de uso também em outros sistemas corporativos do TRT8.

Tendo em vista a importância da atualização, a Oitava Região empenhou-se para treinar o quanto antes o maior número de servidores e de equipes distintas, igualmente envolvidas na sustentação dos sistemas corporativos.

 

Texto com informações da Microsoft 

 

Veja mais fotos no Flickr.