Portal da Justiça do Trabalho da Oitava Região segue padronização nacional e ganha nova identidade

Navegação destaca os serviços que podem ser encontrados virtualmente.
Arte: Em fundo azul imagem centralizada da tela do computador e acima data da mudança.
— Foto: ASCOM8

O Portal da Justiça do Trabalho da Oitava Região ganha uma nova identidade visual a partir de 09 de dezembro de 2019. A nova disposição de informações na página inicial do portal é consequência da padronização trazida pela Resolução CSJT 243/2019, que instituiu a logomarca única da Justiça do Trabalho, aprovou o Manual da Identidade Visual da Marca, estabeleceu a Gestão da Identidade Visual da Justiça do Trabalho e adotou um modelo padronizado de exibição dos conteúdos nas páginas iniciais dos portais dos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

O objetivo da mudança é facilitar a utilização dos serviços oferecidos virtualmente pela Justiça do Trabalho, tanto pelo público interno quanto pelo público externo.

A Coordenadora de Sistemas da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8, Mônica Guimarães , explica que a padronização em nível nacional já era esperada. "Nós entendemos que isso fortalece a Justiça do Trabalho, dá esse caráter de unicidade. Foi muito bem aceito por nós a padronização porque já havia um anseio nosso nesse sentido. Isso fortalece também a questão da transparência porque as informações estão todas em um só lugar."

A SETIN foi responsável pela padronização garantindo a democratização do acesso à informação. "Um padrão de portal democratiza a informação porque ele propicia ao cidadão encontrar a informação de uma forma mais célere, mais rápida, isso é um ganho para a comunidade", disse.

Outro aspecto muito importante foi a padronização da busca processual. "Agora todos os portais têm uma única forma de consultar o processo, seja físico ou eletrônico. Isso ajuda muito as partes a encontrar a informação que elas procuram sobre o processo", contou.

Principais mudanças

As principais mudanças no Portal trazidas pela nova identidade foram as seguintes:

Menu superior - Nele é possível buscar todo o conteúdo do site;
 

Consulta processual - A busca inteligente falicita procurar processos físicos e eletrônicos:

Menu lateral - Traz os serviços mais acessados pelos públicos do TRT8;

Menu Inferior - A inclusão de um menu inferior contendo os serviços internos mais acessados como Escola Judicial e Plano de Assistência à Saúde.

Super Banner - Mudou de lugar. Passou para o rodapé da página, mas continua sendo uma forma atrativa de destacar os eventos, as campanhas e as pesquisas realizadas pela Oitava Região.

O desenvolvimento do novo Portal é de responsabilidade da Seção de Sistemas Corporativos (SESIC) que compõe a Coordenadoria de Sistemas (COSIS) da SETIN. O Analista judiciário Reinaldo Gil Lima de Carvalho, gerente e desenvolvedor do projeto, diz que a nova identidade visual do Portal Institucional também inclui o destaque aos serviços mais acessados, junto a nova consulta processual unificada, tornando seu uso mais eficiente. "A melhoria constante das soluções de tecnologia tornam mais eficiente o trabalho dos magistrados, servidores e advogados, bem como aumenta o acesso à Justiça do Trabalho pelos seus jurisdicionados, indo ao encontro da missão institucional do Tribunal".

Identidade visual

Inspirada na marca única da Justiça do Trabalho, a nova identidade visual do Portal foi criada após estudo baseado em fontes acadêmicas da arquitetura da informação, pesquisa com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) sobre os serviços mais acessados e análise dos padrões utilizados nos portais do Judiciário e de outros poderes da União. A ideia é que o cidadão que queira emitir uma certidão ou fazer uma consulta processual, por exemplo, encontre o serviço no mesmo lugar nos portais de todos os TRTs.

Também foram observadas as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), os critérios de acessibilidade (Decreto 5.296/2004) e a Resolução 85/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a uniformização da marca, dos conceitos e da identidade visual na comunicação judiciária.

A adoção da identidade visual única da Justiça do Trabalho foi aprovada em outubro pelo Órgão Especial do TST (Resolução Administrativa 2.111/2019).

Unificação

A marca única e a padronização da página inicial dos portais de todos os órgãos da Justiça do Trabalho foram aprovadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em junho deste ano. Até o momento, o CSJT e 10 TRTs se adequaram aos padrões definidos, e a unificação da identidade visual deve ser concluída até dezembro.

(Com informações do TST)