TRT8 participa do projeto #inclusiveeu com a inclusão de jovens com deficiência nas atividades do CEJUSC Belém
Esta semana são comemorados o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência e o Dia da Acessibilidade e a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, em parceria com o Núcleo Amazônico de Acessibilidade e Inclusão em Tecnologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (ACESSAR / UFRA), deu mais um passo importante na consolidação de ações de acessibilidade e inclusão.
Na manhã de segunda (02), no CEJUSC Belém, foi realizada uma ação da parceria firmada entre o TRT8 e o ACESSAR/UFRA, que desenvolve ações multidisciplinares para promover o acesso de pessoas com deficiência.
Por meio do projeto #inclusiveeu , que fomenta o protagonismo de pessoas com deficiência, as duas instituições garantiram a inclusão de quatro jovens nas atividades do Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho(CEJUSC), que promove a pacificação de conflitos entre patrões e empregados realizando acordos trabalhistas com o auxílio de servidores capacitados para mediar o conflito entre as partes.
Ana Vitória, Felipe Leal, Ana Clara Aguiar e Anelise Pinheiro, que têm entre 13 e 22 anos, falaram sobre as dificuldades que enfrentam e os sonhos que ainda querem realizar. Com seus depoimentos, eles emocionaram os jurisdicionados que aguardavam a realização das audiências de conciliação no Fórum Trabalhista de Belém. Depois, conheceram as instalações, o funcionamento do CEJUSC e receberam noções básicas sobre conciliação.
A coordenadora do CEJUSC Belém, juíza do trabalho Erika Bechara, ressaltou a importância de lembrar as datas para conscientizar sobre esse tema. "O CEJUSC é a porta de entrada da Oitava Região na maioria das Varas Trabalhistas de Belém e isso faz com que a gente tenha um público grande e visibilidade para a importância dessas datas. Nós recebemos com muito carinho essa proposta da Comissão para que o CEJUSC fosse incluído nesse projeto e trouxesse os jovens para passar o dia com a gente. Isso é muito importante para os jovens que se sentem incluídos e mais ainda para servidores e todos que estão aguardando as suas audiências pois podem aprender com essas datas comemorativas, mas muito mais de conscientização. A nossa felicidade é enorme de difundir essa ideia e assim nós vamos, aos poucos, fazendo a diferença".
Habilidades e sonhos
Na próxima quarta (04), também às 8h30, outro grupo de jovens com deficiência também participará das atividades no TRT8 num total de 10 (dez) jovens beneficiados pela parceria. Eles serão supervisionados pelas juíza coordenadora e suplente do CEJUSC Belém, pela Chefe do NUPEC e por mais 2 (dois) servidores, voluntários com vistas a inserir e dar visibilidade às pessoas com deficiência em diferentes espaços e diminuir as barreiras de acesso por elas encontradas.
Um dos objetivos principais do projeto é desmistificar o olhar da sociedade para essas pessoas. "Mostrar que essas pessoas não têm limitações e sim habilidades e o limite somos nós que damos", disse a professora Andréa Miranda , do ACESSAR. "A gente vê qual é o sonho deles e leva as pessoas com deficiência para dentro dos espaços para eles vivenciarem a dinâmica de trabalho desses lugares para elas se inserirem", concluiu.
#inclusiveeu
O projeto (ACESSAR/UFRA) tem como principal objetivo desenvolver ações multidisciplinares que promovam o acesso irrestrito, a facilidade de uso e a democratização do conhecimento com vistas a inclusão das pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, contribuindo de forma significativa para que a sociedade entenda as necessidades específicas das Pessoas com Deficiência (PcD), suas potencialidades, com vistas a diminuir as barreiras de acesso e oferecer oportunidades e condições para o desenvolvimento físico e psicossocial de qualquer indivíduo.
Veja mais fotos no Flickr