Escola Judicial da Justiça do Trabalho da 8ª Região inaugura nova galeria de diretores
Foi inaugurada na última quarta-feira (22), a galeria que homenageia os desembargadores que exerceram o cargo de diretor(a) da Escola Judicial da Justiça do Trabalho da 8ª Região (EJUD8).
A presidente do Tribunal, desembargadora Pastora Leal, participou da inauguração e parabenizou cada um dos diretores que, em seu respectivo biênio, dedicaram seu tempo à direção da escola. "O que temos hoje aqui é um somatório de todos que já passaram pela EJUD. É a memória de uma instituição, de todos que aqui contribuíram com o seu trabalho. A presidência celebra e fica muito contente com esse momento. A galeria ficou muito boa, parabéns a todos aqueles que idealizaram e aos que efetivaram esse momento".
O atual diretor da EJUD, desembargador Luis Ribeiro, inaugurou o novo espaço físico da galeria ao lado da presidente e destacou a importância da escola. ''Na condição de atual diretor, aprendi como é grande nossa responsabilidade. Temos que gerenciar, identificar e atender demandas individuais e coletivas da formação dos magistrados, adequar às diretrizes nacionais, receber e formar novos juízes. E, ainda, administrar tudo isso enquanto mantemos nossas funções jurisdicionais. Portanto, é com grande satisfação que nossa equipe da EJUD, com apoio da administração do Tribunal, trabalhou para que esta galeria ficasse à altura do reconhecimento devido a todos que aceitaram tão valorosa função".
Galeria
A Galeria foi criada para preservar a memória da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá e homenageia os desembargadores que desempenharam a função de diretores desde 2001, quando teve início a história da EJUD na 8ª Região. O primeiro diretor foi o desembargador Georgenor Franco Filho, de 2001 a 2005;Também exerceram a função as desembargadoras Rosita Nassar, de 2005 a 2007; Suzy Koury, de 2007 a 2009; Sulamir Almeida, de 2009 a 2011; os desembargadores Eliziário Bentes, de 2011 a 2012; Sérgio Rocha, de 2012 a 2015; Marcus Losada , de 2015 a 2016; e Gabriel Napoleão Velloso Filho, de 2016 a 2018.
Anteriormente, a galeria de diretores estava localizada no bloco 3, onde hoje fica a Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS). Com a construção do Novo Fórum Trabalhista, a sede da EJUD foi transferida para o 12º andar do prédio, onde agora também está instalada a nova galeria.
Solenidade
Na solenidade, estiveram presentes magistrados e servidores que acompanharam o descerramento da fotografia do desembargador Gabriel Napoleão, que foi diretor da EJUD no biênio 2016/2018. Ao agradecer a homenagem, o desembargador se disse honrado. "Me honra muito estar ao lado de outros desembargadores, de outras pessoas que se importaram com a educação e, cada um, da sua maneira, procura colaborar para que tenhamos uma justiça cada vez mais justa e capaz de resolver desafios".