Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho é implantado na Oitava Região

A ferramenta possibilita mais transparência e segurança no armazenamento de dados funcionais
Na foto: servidores em reunião discutindo sobre o SIGEP.
— Foto: ASCOM8

Magistrados, servidores – ativos e inativos – e pensionistas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região já estão usando o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (SIGEP). Implantado em janeiro deste ano no TRT8, o SIGEP integra vários sistemas em um só e possui diversos módulos como diárias e passagens, capacitação, saúde, folha de pagamento, entre outros.

Por uma determinação do Conselho Nacional da Justiça do Trabalho (CSJT), a Justiça do Trabalho deveria passar a operar através de um único sistema de gestão de pessoas e o sistema escolhido para esse fim foi o SIGEP. O sistema foi inicialmente criado para o uso da Justiça Eleitoral e posteriormente foi adaptado para que a Justiça do Trabalho pudesse utilizá-lo também.

Unificação

O sistema é nacional e será comum a todos os Tribunais Regionais do Trabalho, facilitando, por exemplo, auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas folhas de pagamento e nos dados cadastrais de magistrados e servidores. O uso do SIGEP também contribui para a transparência dos dados na Justiça do Trabalho.

O diretor substituto da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT8 (SEGEP), Rafael Miranda, destaca a fluidez que o SIGEP dará aos processos dos Tribunais. “É um sistema que está sendo construído pela própria JT, e isso nos dá uma liberdade de parametrizar ele de acordo com a nossa realidade. Então, eu tenho a unificação de um lado, mas por outro lado, eu tenho a personalização para a Justiça do Trabalho”.

Todos os dados relacionados à gestão de pessoas passaram a fazer parte do novo sistema desde o dia 1º de janeiro. Já as informações anteriores a essa data foram mantidas no sistema anterior, o Mentorh.

No momento, o SIGEP - Online encontra-se em construção, no entanto, logo diversas outras funcionalidades estarão disponíveis, além das que já foram disponibilizadas no sistema.

Acesso

Os magistrados e servidores do TRT8 podem acessar o SIGEP para verificar contracheques, comprovante de rendimentos, dados cadastrais e também acessar diversas outras funcionalidades que serão disponibilizadas em breve. O sistema possui acesso vinculado ao acesso da rede. Para acessar, é necessário utilizar o CPF e a senha usados na rede do Tribunal.

O acesso é bem simples e pode ser realizado através do Portal do TRT8. Na aba “Serviços”, o usuário deve clicar em “Serviços do Tribunal” e , em seguida, localizar na página a parte “Sistemas” e clicar em “SIGEP Online”, depois, é só realizar o login. Veja mais no tutorial abaixo:

Para inativos e pensionistas, a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) do TRT8 estabeleceu uma metodologia de acesso que será divulgada posteriormente.