Diálogo com a instituição marca abertura do Ano Judiciário e do Ano Letivo da EJUD8
Com a participação de desembargadores, juízes do trabalho e servidores, a Justiça do Trabalho da 8 Região deu início ao Ano Judiciário e ao Ano Letivo da Escola Judicial (EJUD8) em solenidade realizada na última sexta (07).
A mesa de abertura do evento foi composta pela presidente do Tribunal, desembargadora Pastora Leal; pela Corregedora Regional, desembargadora Graziela Leite; pelo diretor da EJUD8, desembargador Luis Ribeiro, e pelo novo presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Oitava Região (AMATRA8), juiz Saulo Mota.
Na palestra de abertura, intitulada "Desafios para o Judiciário Trabalhista em 2020", a presidente do TRT8 falou sobre os cortes orçamentários que impactaram o funcionamento da Justiça do Trabalho em 2020 e os desafios em administrar a oitava região em um momento de grave crise econômica que o Brasil atravessa. A desembargadora presidente também ressaltou que apesar de ser considerado de porte médio, o TRT8 tem estrutura de um Tribunal de grande porte e garantiu que honrará todas as despesas ordinárias previstas.
Diálogo
Em seguida, como parte da programação, foi realizado um diálogo administrativo conduzido pela corregedora regional, desembargadora Graziela Leite, e participação da presidente, desembargadora Pastora Leal, que permaneceu compondo a mesa. Durante duas horas, as gestoras responderam as perguntas formuladas por desembargadores, magistrados e servidores presentes. O objetivo foi proporcionar ao público um momento de troca de informações e esclarecimentos sobre as perspectivas e ações que deverão ser vivenciadas ao longo do ano."A gente consegue se conhecer melhor, falar melhor e de repente até formular ideias mais proveitosas através desse formato. Todo mundo pode falar e ser ouvido e acaba propiciando que cada um de nós enxergue algumas coisas de um ponto de vista que nunca pensamos que poderia existir", disse o presidente da AMATRA, juiz Saulo Mota.
A programação foi transmitida ao vivo pelo canal de stremming do Tribunal. Os participantes tiveram direito a carga horária de 3 horas aula que valerão como adicional de qualificação.
O diretor da EJUD8, desembargador Luis Ribeiro, deu as boas vindas a todos e desejou uma boa jornada de estudos em 2020. O diretor colocou a disposição dos juízes-alunos o calendário de atividades do primeiro semestre. "Na área pedagógica, vamos potencializar o uso das metodologias ativas. Traremos diferentes formatos pedagógicos para renovar o debate sobre assuntos antigos e gerar conhecimento sobre o que é novo. Vamos nos esforçar para levar aos magistrados o material necessário ao seu desenvolvimento. O início de um ano letivo, nos renova a fé e a esperança em nosso trabalho. Aproveitem as oportunidades e trilhem o caminho do próprio conhecimento. O futuro depende de nossas escolhas feitas no presente".
Acompanhe as fotos no Flickr