Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT8 realiza 1ª Reunião de 2020
A Comissão Permanente de Gestão Ambiental da Justiça do Trabalho da Oitava Região realizou, no dia 14 de fevereiro, na sala de reuniões do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC Belém), a primeira reunião de planejamento do ano de 2020.
A magistrada que preside a Comissão, juíza do trabalho substituta Roberta Santos, disse que esse primeiro encontro com os servidores das unidades que integram a comissão serviu para relembrar as prioridades estabelecidas no ano anterior, avaliar resultados das ações implementadas no âmbito do Tribunal no Pará e Amapá e definir metas para 2020.
Outro assunto tratado na reunião foi a programação de eventos e ações que a comissão pretende desenvolver durante este ano nos Fóruns Trabalhistas de Belém e de Macapá."Conversamos sobre o calendário de eventos que inclui a semana de reciclagem e a semana de responsabilidade socioambiental. Este ano, estamos dispostos a realizar estes eventos em parceria com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão", afirmou a magistrada.
A realização de obras físicas sustentáveis no prédio que abriga as Varas do Trabalho de Belém também esteve na pauta da reunião. "Este ano ,especificamente, queremos fazer a reforma do depósito de resíduos sólidos, construir um bicicletário no prédio do Fórum Trabalhista e implantar uma política de gestão de resíduos sólidos, uma efetiva coleta seletiva dos resíduos produzidos no TRT8", declarou a juíza.
TRT8 sustentável
O TRT8 é um dos tribunais do país que instituíram o Plano de Logística Sustentável e criaram uma Seção Socioambiental. A Comissão Permanente de Gestão Ambiental reúne gestores de diferentes unidades do Tribunal possibilitando que cada setor discuta maneiras para cumprir as metas de sustentabilidade . Uma das principais diretrizes é estimular a mudança de hábitos e procedimentos voltados à cultura antidesperdício, bem como a utilização coerente dos recursos naturais e do patrimônio público.