Juiz Ney Maranhão é eleito para a Academia Paraense de Letras Jurídicas

O nome do juiz foi aprovado por expressiva maioria dos integrantes da APLJ
Imagem do Juiz Titular sentado no auditório do TRT8 palestrando sobre assédio
— Foto: ASCOM8

O juiz do trabalho Ney Stany Morais Maranhão foi eleito para a Cadeira 25 da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ). Ele é juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá (AP) e também professor adjunto da Universidade Federal do Pará.

A APLJ é formada por 40 juristas titulares imortalizados em razão da relevância de seus estudos e promoção do engrandecimento das letras jurídicas no Estado do Pará.

“Recebi ligação do ilustre Prof. Antônio José de Mattos Neto, colega de docência na UFPA e dileto Presidente da APLJ, que me informou sobre o resultado da eleição. A notícia de que meu nome havia sido aprovado por expressiva maioria dos honrados integrantes da APLJ me deixou bastante emocionado e feliz. Será um enorme prazer cultivar as letras jurídicas ao lado de pessoas por quem tenho grande admiração e respeito”, declarou o juiz Ney Maranhão, cuja posse ainda será agendada.

Carreira

Ney Maranhão (41) tomou posse como técnico judiciário no TRT8 em junho de 1998, na cidade de Marabá (PA), com 20 anos de idade e lotado perante a então 1ª “Junta de Conciliação e julgamento”, à época sob comando do juiz Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior. Assumiu a função de “supervisor de execução” até dezembro de 2002, quando, a convite do juiz  Raimundo Itamar, assumiu o cargo de Diretor de Secretaria da 4ª Vara do Trabalho de Belém (PA). Em 2004 foi aprovado em concurso público de provas e títulos, assumindo o cargo de juiz substituto do TRT8. Promovido a titular pelo critério de merecimento, hoje é Titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá (AP).


Academia

Ney Maranhão é professor adjunto de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Pará (Graduação, Mestrado e Doutorado), aprovado em concurso público cuja banca examinadora foi composta pelos professores Georgenor de Sousa Franco Filho e Rosita de Nazaré Sidrim Nassar, ambos desembargadores do TRT8.

Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, com estágio de Doutorado-Sanduíche junto à University of Massachusetts (Boston/EUA). Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Università di Roma - La Sapienza (Itália). Também é mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará, quando recebeu orientação acadêmica da profa. Pastora do Socorro Teixeira Leal, desembargadora e atual presidente do TRT8.

Recentemente, tomou posse na Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), em São Paulo, como titular da cadeira 30, ocasião em que foi recepcionado pelo prof. Georgenor de Sousa Franco Filho, desembargador do TRT8 e presidente honorário da ABDT.

Ney Maranhão publicou diversas obras jurídicas como organizador, coordenador, co autor e autor, transitando costumeiramente por revistas especializadas em Direito do Trabalho, Direito Ambiental e Direito Processual. Já organizou eventos regionais, nacionais e internacionais, tendo publicado capítulos de livros no Brasil, Portugal, Espanha e Itália. Ministrou palestras no Brasil e no exterior, atuando também como professor convidado em várias Escolas Judiciais de Tribunais Regionais do Trabalho, além da Escola do TST.

Família
Ney Maranhão é casado há mais de 20 anos com Jofrane Maranhão, servidora concursada do TRT8. O casal tem duas filhas e se conheceu nos corredores do nosso Tribunal.