Comissão de Combate ao Trabalho Infantil forma parceria para produzir  máscaras caseiras no combate ao coronavírus

Ação pretende distribuir 30 mil máscaras na região metropolitana de Belém
Foto: imagem de três kits de prevenção que a Comissão de Combate ao trabalho Infantil do TRT8 está doando em Belém.
— Foto: ASCOM8

A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, com apoio de voluntários e padrinhos-cidadãos, e em parceria com o Ministério Público do Trabalho(MPT), Associação dos Magistrados Trabalhistas do Pará e Amapá (AMATRA 8) e Liga das Escolas de Samba de Belém, começou a doar máscaras caseiras para ajudar na prevenção ao coronavírus em Belém e região metropolitana.

A meta é produzir no mínimo 30 mil máscaras para doar aos afilhados do projeto Padrinho-Cidadão do TRT8 e a famílias de baixa renda. Cada pessoa receberá 2 (duas) máscaras. "Em razão do estado de calamidade pública provocado pela pandemia e da escassez de máscaras cirúrgicas no país, nossa Comissão e os parceiros envolvidos ,decidimos  somar esforços para que haja a produção de 30 mil máscaras que serão doadas aos beneficiários do projeto e a quem não tem condições de comprar", disse a juíza Vanilza Malcher, uma das gestoras da Comissão.

A entrega das máscaras está sendo feita pelos voluntários e padrinhos-cidadãos do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, pelos parceiros e por pessoas indicadas pelas Escolas de Samba, sob controle das magistradas gestoras do projeto.

Além disso, a Comissão receberá tecidos e outros insumos de apoiadores para confecção de máscaras por costureiras indicadas pelas Escolas de Samba. A juíza Vanilza Malcher explica que as costureiras atuarão de forma voluntária, porém, "por se tratar de profissionais autônomas, que enfrentam dificuldades como reflexo dessa fase de pandemia, receberão, cada uma, cesta básica contendo itens a critério da Comissão".

Kit de prevenção

Confeccionadas em malha 100% algodão, a produção observará as orientações do Ministério da Saúde. Como não pode ser dividida com ninguém, deve ser usada por no máximo 2 horas e precisa ser lavada, cada pessoa receberá um kit contendo duas máscaras e uma nota orientando no sentido de que a máscara pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 20 minutos. Se ficar úmida, a máscara deve ser trocada; nunca deve ser compartilhada porque seu uso é individual. Também é importante esclarecer  que a proteção é apenas parcial, devendo ser combinada com outras formas de prevenção como lavar bem as mãos, manter distância das pessoas e manter os ambientes sempre limpos.

Outras ações

Esta é a segunda ação desenvolvida pela Comissão durante a pandemia. A primeira foi a campanha "Marcha contra a Covid-19: Doe por amor, doe por você!". A iniciativa arrecadou sabão (líquido ou em barra), sabonete, álcool em gel e água sanitária que foram distribuídas em benefício de pessoas em situação de rua e a famílias de baixa-renda.

Essa campanha prossegue e quem quiser colaborar deve entrar em contato com os telefones:

(91) 98113-4124

(91) 98514-3307

(91) 98738-0537

(91) 98018-3778

#DOEPORAMORDOEPOR VOCÊ

#EUPROTEJOVOCÊEVOCÊMEPROTEGE