Justiça do Trabalho da 8 Região realiza primeira sessão on-line do 2º grau durante trabalho remoto de desembargadores

Nessa primeira sessão on-line, 178 processos judiciais eletrônicos foram julgados.
FOTO DOS DESEMBARGADORES QUE PARTICIPARAM DA 1ª SESSÃO ONLINE.
— Foto: ASCOM8

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que abrange o Pará e o Amapá, realizou nesta quinta-feira (16) a primeira sessão on-line de julgamento de processos no âmbito do 2º grau.

Os desembargadores Sérgio Rocha, Suzy Koury, Ida Correa Braga e Rosita Nassar se conectaram remotamente por volta de dez horas da manhã, quando foi iniciada a sessão. O desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior participou da sessão como desembargador convocado em razão de impedimentos. Eles julgaram processos envolvendo grandes litigantes da região e casos como assédio moral e outras questões trabalhistas.

Advogados inscritos com 72 horas de antecedência participaram da sessão e puderam fazer a sustentação oral por meio de videoconferência.

A sessão on-line começou por volta de 10h da manhã e acabou às 15h. Foi transmitida ao vivo por meio do canal do TRT8 no YouTube e  535 internautas tiveram acesso.

Treinamento

Para o êxito das sessões, técnicos da área de Tecnologia da Informação do TRT8 fizeram treinamento com os desembargadores dos órgãos colegiados, servidores da Secretaria Judiciária (SEJUD) e das secretarias das 4 turmas do Tribunal sobre a utilização de ferramentas disponíveis no TRT8 para a realização das sessões.

Segundo o diretor da Secretaria de Tecnologia e Informação, Marco Aurélio Rego ,técnicos acompanharão as primeiras sessões de todas as turmas do Tribunal a fim de garantir o pleno funcionamento da infraestrutura. " Apesar de todas as dificuldades trazidas pela pandemia da covid-19,  somamos esforços para o encurtamento do tempo para colocarmos em prática a realização de sessões de julgamento on-line. O próximo passo é iniciarmos a realização de audiência on-line".

Na primeira sessão on-line, 178 processos judiciais eletrônicos foram julgados.

Sessões on-line

As sessões on-line foram instituídas pela portaria PRESI Nº 264, de 02 de abril de 2020, que foi alterada em parte pela portaria PRESI N° 278, de 13 de abril de 2020.  As sessões virtuais atendem recomendação nacional do poder judiciário que suspendeu o expediente presencial e determinou que servidores e magistrados desenvolvessem suas atividades de forma remota para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Apenas processos eletrônicos que tramitam no PJe terão sessões virtuais, que serão realizadas no ambiente do PJe, por meio da ferramenta Google Meet.

Acesse aqui o Youtube da JT8 e confira como foi.