Projeto Trilha da Aprendizagem é criado para desenvolvimento e formação de gestores

O objetivo do projeto é possibilitar a execução de plano de desenvolvimento individual e a formação de sucessores
ARTE: Fundo branco com 4 formas geometricas coloridas com imagens que remetem a magistratura e texto no canto inferior direito.
— Foto: ASCOM8

A Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, lança o Projeto Trilha de Aprendizagem para a formação de Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho do TRT8. O objetivo do projeto é possibilitar a execução de plano de desenvolvimento individual e a formação de sucessores. 

A Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), em parceria com a ASDEP, é responsável por desenvolver o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais ao exercício das atividades dos servidores. E para obter uma resposta viável às necessidades de melhoria no oferecimento de ações de capacitação da Instituição, pois a participação e a colaboração é essencial para que as trilhas de aprendizagem venham realmente fazer a diferença no desenvolvimento dos servidores.

A ECAISS tem como objetivo de dar continuidade ao Projeto de Desenvolvimento de Gestores, iniciado em outubro de 2019, a Trilha de Aprendizagem foi criada para o desenvolvimento e a formação de Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho e Substitutos Automáticos, aprovada pela Presidência desta Corte e regulamentada por meio da Portaria PRESI nº 319/2020.

Plano de Desenvolvimento de Gestores

O Projeto de Desenvolvimento de Gestores iniciou com a validação da Matriz de Competências do cargo em comissão de Diretor de Secretaria de Vara do Trabalho. Os gestores participantes do projeto realizaram a autoavaliação por competências, utilizando o Sistema PROGECOM. 

A ECAISS deve elaborar o Plano Anual de Capacitação de 2020, bem como a Trilha de Aprendizagem com base nas lacunas de competências mapeadas, possibilitando capacitações assertivas, de acordo com as necessidades de desenvolvimento.

Plano de Desenvolvimento Individual

O PDI é o planejamento das ações de capacitação necessárias para suprir a divergências entre as competências requeridas pelo posto de trabalho (de natureza gerencial) e aquelas detectadas quando da avaliação do ocupante.

A Trilha de aprendizagem funcionará como ferramenta para que o Diretor/Substituto possa elaborar o seu Plano de Desenvolvimento Individual ou o Plano de Formação de Sucessores Qualificados, destinado aos substitutos automáticos.

Inscrições

Para participar, o servidor titular/substituto do cargo em Comissão de Diretor de Secretaria de Vara do Trabalho, deverá:

I - Elaborar seu Plano de Desenvolvimento Individual, por meio da seleção de formações ofertadas na trilha, com base nas suas lacunas de competências e de acordo com as suas preferências de aprendizagem, compondo a carga horária mínima de 80 horas/aula, sendo 60 horas/aula destinadas a formações ofertadas pelo PAC, em eventos presenciais ou a distância, e 20 horas/aula destinadas a formações complementares;

Clique aqui para acessar o formulário eletrônico e selecionar as ações de capacitação! https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgbX6hqjrBRF2Tvm6zc7x_lR-rj--_7FAKI6eoXejzUQK8Ew/viewform

II - Informar à ECAISS, no prazo de 10 dias a contar do recebimento da Trilha, as ações de capacitação escolhidas, por meio do preenchimento do formulário eletrônico;

III - Executar o Plano de Desenvolvimento Individual, com apoio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva, concluindo as formações selecionadas até o final do exercício. 

Atenção!

Ressalta-se que é obrigatória a participação dos servidores ocupantes do cargo em comissão de Diretor de Secretaria de Vara do Trabalho/Substitutos, lotados em Belém-PA, participantes do projeto piloto de implantação do Programa de Gestão de Pessoas por Competências.