Ouvidoria do TRT8 divulga relatório simplificado relativo ao primeiro semestre de 2020
O relatório simplificado apresenta estatísticas de atendimento da Ouvidoria no período de janeiro a junho de 2020, dando transparência às ações da Justiça do Trabalho durante a pandemia do novo coronavírus.
Com a suspensão das atividades presenciais no Tribunal, muitos usuários utilizaram os canais de atendimento da Ouvidoria para tirar dúvidas sobre a prestação dos serviços e obtenção de informações diversas.
Além disso, a Ouvidoria cumpriu um papel social muito importante ao prestar informações corretas de maneira rápida e objetiva aos cidadãos que procuraram o atendimento da Justiça do Trabalho para tirar dúvidas sobre o acesso à justiça especializada durante a pandemia.
A procura pelos serviços aumentou em 71% no primeiro semestre, principalmente quando houve a suspensão do atendimento presencial, medida necessária para evitar o contágio pela Covid-19. As informações que mais demandaram o judiciário trabalhista neste período foram a busca pelo contato com as Varas do Trabalho e demais setores do Tribunal; ajuda ou informações sobre Seguro Desemprego, Saque de FGTS e Saque do Auxílio Emergencial do Governo Federal; abertura de Processo Trabalhista como Jus Postulandi; certidão de processos trabalhistas; consulta ao processo e como proceder para receber alvará ou outras questões específicas do processo.
Em todas as demandas o cidadão sempre obteve respostas, foi direcionado ao contato ou recebeu informações que o auxiliaram a obter os dados que precisava, seja fornecendo os contatos telefônicos, e-mails, links ou dando suporte para acessar aplicativos e ferramentas usadas para a consulta processual.
De acordo com o relatório, o número de atendimentos no 1º Semestre de 2020 foi estimado em 573 contra 335 atendimentos realizados no mesmo período de 2019. Os principais meios de se manifestar foram o pedido de informação (32,7%) e a solicitação (37,4%). O canal de atendimento mais usado para falar com a Oitava Região foi o formulário eletrônico, responsável por 396 demandas, um total de 89,8%. Os usuários que mais procuraram atendimento foram os reclamantes (24,2% ) e os advogados/procuradores (22,2%).
A Ouvidoria também disponibilizou o número (91) 99234-8188, que bateu recorde de ligações nos primeiros dias e devido a grande utilidade ao público foi mantido o funcionamento normal de 03 (três) canais de atendimento: Formulário via internet/Portal, Telefone móvel e e-mail.
Uma pesquisa de satisfação do usuário foi realizada e revelou que 93, 5% dos usuários ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento.
Missão
A missão institucional da Ouvidoria está prevista na Lei 13.460/2017 (artigo 13) e no regulamento interno normatizado através da Resolução TRT8 nº 213/2007. Atualmente, a gestão da unidade é conduzida pela Desembargadora Ouvidora, Francisca Oliveira Formigosa. De acordo com a desembargadora, a Ouvidoria recebeu apoio de todas as unidades judiciárias e administrativas do Tribunal, garantindo efetividade e bom atendimento aos cidadãos.
Serviço:
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