Polo de Santarém realiza primeira correição integrada por videoconferência
Na última sexta-feira (11/09), a Justiça do Trabalho da Oitava Região realizou a primeira reunião correicional por videoconferência no polo de Santarém, que concentra a 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Santarém, Altamira, Óbidos e Itaituba.
Como medida de prevenção ao novo coronavírus, a JT8 tem feito uso da tecnologia e efetuado todos os levantamentos estatísticos remotamente para evitar a exposição dos participantes aos riscos de aglomerações e deslocamentos. As medidas seguem os termos do Ato nº 13/2020, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, e do Comunicado 2/2020 da Corregedoria Regional do TRT8.
A reunião correicional começou às 10h com o Secretário da Corregedoria Regional, Paulo Sandro Lopes, comunicando a abertura dos trabalhos e destacando a importância do teletrabalho para o atendimento jurisdicional. "A correição integrada foca nos 3 eixos (gestão, autoresponsabilidade, visão sistêmica) e no atual momento de pandemia a autoresponsabilidade se destaca."
Depois, gestores de áreas estratégicas falaram sobre o desempenho da Gestão, a nova estratégia do Poder Judiciário para 2021-2026, as novas funcionalidades do Sistema Hórus e apresentaram o sistema DataJud, base de dados criada pelo CNJ para padronizar o armazenamento de dados processuais relativos a todos os processos físicos ou eletrônicos, públicos ou sigilosos dos tribunais.
A psicóloga da JT8, Ursula Gomes, falou sobre cuidados psicossociais em tempo de pandemia e sobre medidas de prevenção à Covid-19. A servidora também destacou a necessidade de manter uma organização pessoal para garantir êxito no desempenho das atividades na modalidade atual de trabalho remoto.
Durante a correição, a 2a Vara do Trabalho de Santarém foi escolhida para apresentar as principais ações desenvolvidas como exemplo de boas práticas. A apresentação ficou a cargo do Diretor de Secretaria, Augusto César Cecim, que ressaltou a distribuição de trabalho na vara e o plano de contribuição das ações implementadas em 2019.
A corregedora regional, Graziela Leite Colares, finalizou a correição e ressaltou a importância da leitura do provimento consolidado, pois contém muitas informações que previnem as dificuldades comuns nas VTs da Oitava Região.