JT8 elege nova administração para o Biênio 2020/2022
O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região realizou, nesta sexta-feira (02/10), sessão extraordinária telepresencial do Tribunal Pleno com o objetivo de eleger os novos dirigentes da instituição para o Biênio 2020/2022.
A sessão on-line ocorreu por meio da plataforma Google Meet, transmitida pelo canal do Youtube da JT8 e foi presidida pela vice-presidente desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, no exercício da presidência.
Votação
Vinte desembargadores participaram da votação.Por motivo de licença,a desembargadora presidente Pastora Leal não participou da sessão.Para votar, os desembargadores usaram o aplicativo Vota Net, criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA).O sistema permite que o eleitor vote por meio de celular, tablet ou computadores usando uma senha segura.
A votação iniciou por volta de 10h15 da manhã e se estendeu até 12h30.Primeiro os desembargadores votaram para presidente, depois para vice-presidente e por último escolheram o corregedor regional.
A desembargadora Graziela Leite Colares recebeu a maioria dos votos e foi proclamada presidente da Oitava Região para o biênio 2020/2022.Juíza de carreira, ingressou na instituição em 1990 e está no desembargo desde 2010.A desembargadora foi saudada por seus pares e agradeceu a eleição.“Agradeço por depositarem confiança em mim, reafirmo a amizade as desembargadoras eleitas e me sinto lisonjeada por ter atingido esse que é o mais alto posto da carreira. Reitero que a eleição, a posse, são apenas fases e o administrador só se legitima pelos seus atos. O presidente deve prestar contas ao tribunal pleno e fazer administração compartilhada, participativa, ouvindo juízes e servidores”.
Para vice-presidente foi eleita a desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho,também juíza de carreira e que está na magistratura do trabalho desde 1993. “Eu nunca pensei que este dia chegaria, mas ele chegou. Faz parte da nossa carreira e tenho certeza que vou contar com os demais membros do tribunal e especialmente dos desembargadores nesses dois anos de administração”.
Como corregedora regional foi eleita a desembargadora Mary Anne Acatauassu Medrado. “Espero corresponder a essa nova função e contribuir com a administração da desembargadora Graziela.Tenho certeza que faremos uma administração compartilhada”.
Durante a sessão, os desembargadores manifestaram apoio à nova gestão. O desembargador decano da Corte Vicente José malheiros da Fonseca desejou sucesso as três eleitas.“É uma conquista da JT8 ter,mais uma vez,três mulheres na administração do Tribunal”.
O desembargador Eliziário Bentes parabenizou as eleitas, lembrou da primeira eleição realizada em 1955 e disse que o pleito pode ser considerado histórico. “É histórica porque é a primeira que acontece de forma eletrônica. Eu espero que as três colegas que vão assumir a direção administrativa do nosso regional possam conduzir o Tribunal como ele merece, mantendo o respeito com todos os integrantes e servidores que fazem parte do conjunto de pessoas que exercitam e executam o status jurisdicional e administrativo na instituição”.
O desembargador Sérgio Rocha disse que o Tribunal restabelece a harmonia. “A tarefa não é fácil, mas tenho certeza que vossas excelências reúnem todos os requisitos necessárias para cumprir a missão. O Tribunal é uma referência para a magistratura do trabalho. Tenho confiança que irão recolocar o nosso tribunal em uma linha de paz, de harmonia e de espírito de colegialidade, que é extremamente importante para qualquer órgão coletivo”.
A posse das desembargadoras eleitas será no dia 07 de dezembro de 2020 em cerimônia virtual.
Conheça a trajetória acadêmica e profissional das desembargadoras eleitas:
Presidente
Graziela Leite Colares- É Bacharel em Direito diplomada pelo Curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Ingressou na Justiça do Trabalho, como Juíza substituta, em 1990. No ano de 1993 foi promovida à Juíza Titular da Vara do Trabalho de Altamira. Em 1995, foi promovida à Juíza Titular da 5ª Vara do Trabalho de Belém. É Desembargadora do Trabalho do TRT8, promovida pelo critério de merecimento, desde 2002. Foi corregedora regional no biênio 2018/2020 e atualmente é presidente da Seção Especializada-II e na 3ª Turma.
Vice-presidente
Maria Valquíria Norat Coelho – É natural de Monte Alegre, no oeste do Pará. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Economia do Trabalho pela UNICAMP, atuou como advogada de instituição financeira até 1993. Nesse ano, ingressou na Justiça do Trabalho, no cargo de Juíza do Trabalho, por meio de concurso público de provas e de títulos. Foi nomeada Juíza do Trabalho Presidente das Juntas de Conciliação e Julgamento de Almeirim, 1ª Vara do Trabalho de Macapá, 6ª Vara do Trabalho de Belém e 12ª Vara do Trabalho de Belém. Foi nomeada Desembargadora do Trabalho em 2010. Coordena o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC) que promove a conciliação no âmbito da JT8 por meio de centros de conciliação existentes em Belém, Parauapebas e Macapá.
Corregedora regional
Mary Anne Acatauassu Camelier Medrado - Natural do Rio de Janeiro, ingressou na Justiça do Trabalho em 21 de maio de 1993. Foi Juíza Presidenta da Junta de Conciliação e Julgamento de Breves de 1995 a 1998. Foi Titular da 1ª Vara do Trabalho de Belém de 1998 a 2010. É Desembargadora do Trabalho desde 23 de fevereiro de 2010.