Presidente do Supremo lança publicação com eixos da gestão para o biênio 2020/2022
Eleito para conduzir o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2020-2022, o ministro Luiz Fux elencou, durante a posse, em setembro, os cinco eixos que vão nortear a administração do STF enquanto estiver à frente da instituição.
Fux estabeleceu como eixos da gestão a proteção dos direitos humanos e do meio ambiente; a garantia da segurança jurídica conducente à otimização do ambiente de negócios no Brasil; o combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, com a consequente recuperação de ativos; o incentivo ao acesso à justiça digital, e fortalecimento da vocação constitucional do STF.
Os eixos em detalhes estão em uma publicação produzida pelo STF que traz ainda os principais pontos do Plano de Gestão do ministro Luiz Fux para a Suprema Corte, os processos pautados para este ano no Plenário e a equipe que integra a gestão.
No discurso de posse, o presidente do STF reforçou que os eixos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e anunciou investimentos em tecnologia para modernizar o Supremo. "Nos próximos dois anos, daremos passos largos em direção ao acesso à justiça digital amplo, irrestrito e em tempo real a todos os brasileiros. O STF caminha para se tornar a primeira corte constitucional 100% digital do planeta, com perfeita integração entre inteligência artificial e inteligência humana para o oferecimento on-line de todos os seus serviços", disse.
Confira aqui: