Pandemia do novo Coronavírus impossibilita realização do Diagnóstico Institucional 2020 na JT8

Pesquisas de satisfação e clima organizacional retornam em 2021 na Oitava Região.
Arte de uma uma pessoa manipulando um notebook e na tela a mensagem "cancelado" é exibida. Informações do texto e logo da JT8.
— Foto: ASCOM8

O Diagnóstico Institucional realizado anualmente no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região não acontecerá, pela primeira vez em 13 anos, devido à pandemia de Covid-19.

Após um estudo, que levou em consideração a atual situação da Oitava Região, a Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES) do TRT8 apresentou, à presidência do egrégio, um despacho que informa as condições que não favorecem o acontecimento do diagnóstico neste ano na JT8.

Em contrapartida, propostas foram expostas e aprovadas pela desembargadora vice-presidente Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, no exercício da presidência.

Justificativa

A COGES enfatiza no despacho o ano atípico, vivido pela Justiça do Trabalho da Oitava Região, em que as atividades presenciais foram substituídas pelo trabalho remoto temporário, em virtude do novo Coronavírus.

O documento destaca, também, a avaliação realizada pela pesquisa, onde se busca saber quais os sentimentos, desejos e pensamentos dos servidores em relação à organização/unidade na qual trabalham, que podem ser afetados pelo contexto externo atual.

Por fim, é lembrado do adiamento da avaliação de governança sobre as rotinas administrativas das organizações públicas federais, determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O levantamento que também aconteceria em 2020, agora, ocorrerá em 2021.

Avaliação do teletrabalho

No período de 20 de julho a 08 de agosto deste ano, foi realizada a pesquisa “Teletrabalho na pandemia”, com o objetivo de traçar o perfil de magistrados e servidores em teletrabalho e a situação geral do teletrabalho no Tribunal.

Os resultados obtidos com a pesquisa serão adotados como base para a elaboração das futuras pesquisas do Diagnóstico Institucional nos próximos seis anos, referentes ao período do novo Planejamento Estratégico 2021-2026.

Diagnóstico Institucional

Realizado desde 2007, o diagnóstico institucional foi instituído através da Portaria GP 501/2007 de 24 de agosto de 2007. A análise proporciona as pesquisas de clima organizacional, para magistrados e servidores, e de satisfação, aplicada a jurisdicionados e advogados.

O objetivo é saber a opinião de magistrados, servidores e usuários da JT8 para o aprimoramento do ambiente de trabalho e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Clique aqui e leia na íntegra o despacho.

Clique aqui e leia na íntegra as informações e propostas para o Diagnóstico Institucional.