No Amapá, uso de aplicativo de mensagens de texto garante acesso à justiça

Quase 70 atermações já foram realizadas com o uso do aplicativo eletrônico.
Arte: Três ilustrações de pessoas usando o celular para se comunicar com a JT8.
— Foto: ASCOM8

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Fórum Trabalhista de Macapá, no Amapá, realizou 68 atermações por meio do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas de texto.

A Tomada de Ações Trabalhistas realizadas via WhatsApp em Macapá está sob os cuidados do servidor Leandro Silva Góes e podem ser feitas pelos telefones (96) 4009-6433 e (96) 98129-3605.

De acordo com o servidor Leandro Góes, o WhatsApp é ideal para atender os jurisdicionados analfabetos, pois por meio do aplicativo "essas pessoas conseguem gravar mensagens em áudio com o pedido e enviar os documentos pertinentes ao caso, o que não seria viável através de e-mail".

Atermação virtual 

Em julho deste ano, a JT8 decidiu viabilizar a atermação virtual durante a pandemia para garantir o acesso à justiça de pessoas que não podem pagar um advogado. A medida segue recomendação da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho que recomendou que os TRTs de todo o país criassem estruturas para o ajuizamento de reclamações trabalhistas sem a assistência de advogados. No Pará e Amapá, o Ato Normativo CR No 02, de 01/07/ 2020, regulamentou a atermação virtual e o uso do WhatsApp Business como meio de comunicação institucional com as partes, advogados e público externo.

 

Serviço:

Tomada de Ações Trabalhistas por WhatsApp:

Telefones:

(96) 4009-6433

(96) 98129-3605