JT8 empossa nova administração para o biênio 2020-2022
Três desembargadoras do trabalho irão administrar o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região pelos próximos dois anos, no biênio 2020/2022. Graziela Leite Colares (Presidente), Maria Valquíria Norat Coelho (Vice-Presidente) e Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado (Corregedora Regional) serão empossadas na próxima segunda-feira, 07 de dezembro, às 11h, durante uma cerimônia on-line por meio da plataforma Google Meet.
Na mesma cerimônia, também será empossado o desembargador Walter Roberto Paro como novo Diretor da Escola Judicial do TRT8 e a juíza Nazaré Rocha como vice-diretora.
Esta será a primeira vez na história do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região que uma sessão solene de posse de novos dirigentes da Corte ocorrerá virtualmente. Participarão remotamente os 23 desembargadores do trabalho e a equipe técnica do Tribunal. Autoridades convidadas acompanharão a cerimônia por meio do canal da Justiça do Trabalho no You Tube.
Pandemia
As sessões presenciais foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus e o uso da tecnologia tem sido a forma que a Justiça do Trabalho encontrou para manter o distanciamento social e assim evitar a disseminação da Covid-19.
Posse on-line
Como será virtual, a cerimônia de posse sofreu algumas adaptações. A atual presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, empossa a nova presidente Graziela Leite Colares e esta dará posse à vice-presidente e à corregedora regional. Após o ato de posse das novas dirigentes, fará uso da palavra o desembargador decano Vicente José Malheiros Da Fonseca, que falará em nome do Tribunal, e ao final haverá o discurso de posse da nova presidente .
Eleição
As desembargadoras Graziela Leite Colares, Maria Valquíria Norat Coelho e Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado foram eleitas com o voto de 20 desembargadores presentes à sessão extraordinária telepresencial realizada no dia 1º de outubro de 2020. Na votação foi utilizado o aplicativo Vota Net, criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), que permite que o eleitor vote por meio de celular, tablet ou computadores.
Trajetória das eleitas
Presidente
A desembargadora Graziela Leite Colares é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Juíza de carreira, ingressou no TRT8 em 1990 como juíza substituta. Está no desembargo desde 2010 por critério de merecimento. Atuou na Junta de Conciliação e Julgamento de Óbidos, no Oeste do Pará e em 1993 foi promovida a presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Almeirim, na mesma região. Em 1995, foi removida para a Junta de Conciliação e Julgamento de Belém e promovida à juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Belém. Em 2018, foi eleita Corregedora Regional para o biênio 2018/2020.
Vice-presidente
Maria Valquíria Norat Coelho é juíza de carreira e está na magistratura do trabalho desde 1993, data de seu ingresso no TRT8 como juíza do trabalho substituta. Natural de Monte Alegre, no Oeste do Pará, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e cursou Especialização em Economia do Trabalho pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atuou como advogada até 1993. Na Justiça do Trabalho, foi presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Almeirim em 1995, presidente da 1ª Vara do Trabalho de Macapá em 1997, juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de Belém em 2000 e juíza titular da 12ª Vara do Trabalho de Belém, em 2004. Foi nomeada desembargadora do Trabalho em 2010. Em 2009, passou a integrar a Primeira Turma e a Seção Especializada I. Em 2010, integrou a equipe de assessoramento da Correição Ordinária. Atualmente, coordena o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC) que promove a conciliação no âmbito da JT8 por meio de centros de conciliação existentes em Belém, Parauapebas e Macapá.
Corregedora regional
Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado é natural do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ingressou na Justiça do Trabalho em 21 de maio de 1993 por concurso público. Foi Juíza presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Breves de 1995 a 1998. Foi Titular da 1ª Vara do Trabalho de Belém de 1998 a 2010. É Desembargadora do Trabalho desde 23 de fevereiro de 2010. Foi eleita Vice-Presidente do TRT8 no biênio 2018/2020, assumiu por diversas vezes a presidência do TRT8 em decorrência de licença por motivo de saúde da atual presidente.