TRT8 realiza primeira sessão do Pleno em 2021
Parabenizando os aniversariantes do mês, a desembargadora presidente do TRT8, Graziela Leite Colares, abriu nesta segunda-feira (08/02), a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno do ano de 2021. Com transmissão pelo canal da JT8 no You Tube, a sessão contou com processos nas pautas administrativa e judiciária, e a condução da presidente recebeu elogio dos seus pares, pela forma objetiva e tranquila com que a pauta foi concluída.
A presidente também reiterou o convite para que todos os desembargadores que integram o Pleno participem da abertura do ano judiciário do Tribunal e do ano letivo da Escola Judicial do TRT8 (Ejud8), que será realizado de forma totalmente on-line, ocorrendo na tarde da próxima sexta-feira , 12 de fevereiro, com início programado para 16h30, com conferência de abertura do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
Antes dos julgamentos, a desembargadora Maria Zuíla Dutra, gestora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 solicitou à presidente o envio de manifestações de pesar em nome do Tribunal Pleno ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) pelo falecimento do Juiz Cláudio Rendeiro, vítima da Covid-19. A desembargadora lembrou que o juiz foi grande parceiro das ações da comissão de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem, atuando desde 2014 em prol de crianças e adolescentes.
Iniciada a sessão foram colocados em pauta processos oriundos do PJe, como mandados de segurança e recursos. Durante a sessão, a Corte referendou a permissão para a realização de sessões virtuais para julgamento de processos físicos e a indicação dos membros do Comitê Gestor Regional de Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, tendo como representante dos magistrados a corregedora regional, Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado e representando os servidores a analista judiciária Liliane Calixto.
O Pleno também aprovou os nomes dos desembargadores Rosita Nassar, Eliziário Bentes, Suzy Koury, Marcus Losada e Luis Ribeiro para integrar a Comissão de Avaliação de Desempenho de Magistrados e designou os membros do Comitê de Governança Tecnológica de Informação para o biênio 2020/2022, tendo como coordenador o desembargador Sérgio Rocha.
Um dos momentos em que vários desembargadores pediram a palavra foi no anúncio da aposentadoria da juíza do trabalho Maria Edilene Franco, titular da 8ª Vara do Trabalho e diretora do Fórum Trabalhista de Belém. Com quase 30 anos dedicados à Justiça do Trabalho, a magistrada entrou com pedido de aposentadoria voluntária, que foi aprovado na sessão do Pleno. Vários desembargadores lamentaram a aposentadoria da magistrada e registraram suas homenagens a ela.
O desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho destacou e desempenho da juíza quando convocada para atuar no desembargo, e o desembargador Sérgio Rocha saudou a magistrada, destacando que a juíza emprestou o melhor de si para a prestação jurisdicional, mas decidiu trilhar outros caminhos. "Desejo que ela seja feliz onde for, mas que sentiremos a falta dela aqui na nossa instituição". A desembargadora Alda Couto disse que aprovou o pedido de aposentadoria, mas que estava com o coração partido.
A próxima sessão do Tribunal Pleno será em março.