TRT8 inicia correição anual em formato telepresencial
Aproximadamente 50 magistrados e servidores participaram, na tarde desta terça-feira (16/03), da Correição Ordinária realizada pela Corregedoria Regional do TRT8. A desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, corregedora regional, conduziu a inspeção, que ocorreu de forma remota, por meio da plataforma corporativa Google Meet.
As unidades de primeiro grau inspecionadas foram a Vara do Trabalho de São Felix do Xingu, no sul do Pará; as Varas do Trabalho de Xinguara e de Redenção, no sudeste do Pará; a Vara do Trabalho de Itaituba, no oeste paraense; a Vara do Trabalho de Breves, na Ilha do Marajó e a Vara do Trabalho de Monte Dourado, na divisa com o Amapá.
A primeira correição anual de 2021 foi realizada remotamente, tendo em vista o quadro atual da pandemia do novo coronavírus no país, com o aumento significativo no número de casos e mortes por COVID-19 nos estados do Pará e Amapá, e a ausência de vacinação em massa da população para conter a doença, situação que inviabiliza a correição presencial.
A desembargadora corregedora destacou o crescimento dos processos pendentes e incentivou as unidades judiciárias a realizarem as audiências telepresenciais, para poder dar vazão aos processos existentes, além da necessidade de cada vez mais exercitar a criatividade para superar os desafios que o cenário atual exige da Justiça do Trabalho.
O coordenador de gestão estratégica do TRT8, Rodopiano Neto, apresentou a nova estratégia nacional do Poder Judiciário para os próximos seis anos e detalhou as metas nacionais para 2021. "Destaquei os desafios, principalmente a questão da taxa de congestionamento líquida, na fase de conhecimento e execução, que é uma meta nova que entrou este ano. Destaquei também as metas relacionadas a saúde de magistrados e servidores, como a realização de exames periódicos. a identificação das doenças mais frequentes e as causas de absenteísmo, além do Data Jud, nova base estatística do poder judiciário".
O chefe da Seção de Projetos da Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES), Luis Carlos Damascena, apresentou para os gestores das unidades judiciárias os trabalhos que a Coordenadoria, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), está realizando para aprimorar o Sistema Hórus. O objetivo é que as Varas do trabalho possam melhorar ainda mais a qualidade dos dados.
Modelo
O TRT8 adota o modelo de correição integrada com foco na autorresponsabilidade, na visão sistêmica, cuidado com os procedimentos e com o bom clima organizacional. As ações da Corregedoria são sempre voltadas à capacitação de magistrados e servidores do primeiro grau, no exercício da gestão de suas unidades, e ao incentivo do compartilhamento de boas práticas.
A próxima correição será no dia 23 de abril de 2021 nas quatro Varas do Trabalho de Ananindeua, na região metropolitana de Belém.
Serviço:
Calendário de Correições de 2021
https://www.trt8.jus.br/sites/portal/files/roles/corregedoria/edital_01_2021.pdf