Plataforma de videoconferência Zoom passará a ser utilizada em audiências da 8ª Região
Seguindo determinação do CSJT e do TST, que definiram pelo uso da plataforma de videoconferência "Zoom" para suas atividades, a Justiça do Trabalho da 8ª Região estabeleceu a data de implantação da ferramenta para realizaçao de suas audiências e sessões de julgamento, que estavam sendo realizadas na plataforma "Google Meet", utilizada atualmente por magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados.
A atuação com a nova plataforma começa a partir do dia 30 de abril de 2021, quando as audiências e sessões de julgamento migrarão de forma gradual de uma plataforma para outra, no entanto, as que já foram marcadas antes desse período dentro da plataforma Google Meet serão mantidas, sem necessidade de reagendamento. A decisão se aplicará também aos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSC’s.
A medida foi regulamentada por meio do Ato Conjunto PRESI/CR nº 017, de 30 de março de 2021, assinado pela presidente do Tribunal, desembargadora Graziela Leite Colares, e pela corregedora regional da 8ª Região, desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado.
Manual
Magistrados e servidores passarão por treinamento de uso da nova ferramente no decorrer do mês de abril. A partir do dia 19 de abril, a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) do TRT8 disponibilizou manuais explicativos sobre a plataforma para o público interno e externo. Os manuais podem ser acessados no menu "Manuais" do Portal de Teletrabalho do TRT8 (clique aqui para acessar).
Novidade
O recurso inovador que chegará com a nova plataforma será a possibilidade da criação de salas de espera, onde magistrados e servidores poderão controlar o momento de entrada de participantes nas salas de audiência, ou ainda optar por admitir, individualmente ou de uma só vez, as pessoas que aguardam a entrada.
Alteração
A migração de plataformas obedece ao Ato Conjunto n. 54/TST.CSJT.GP, de 29 de dezembro de 2020, do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que estabeleceu a padronização nacional das sessões, por meio da plataforma de videoconferência Zoom, a partir do dia 30 de abril de 2021.
Utiliza-se, até então, a plataforma de videoconferência Google Meet, adquirida com outras licenças da Google Enterprise, em setembro de 2020, a fim de permitir o uso corporativo da plataforma Google Meet para a realização de atos processuais e administrativos, de forma virtual.
Todos os demais tipos de videoconferências, inclusive reuniões das unidades administrativas, seguirão realizadas via Google Meet.
Clique aqui para ler na íntegra o Ato Conjunto PRESI/CR nº 017/2021.
Clique aqui para ler na íntegra o Ato Conjunto n. 54/TST.CSJT.GP.