Versão 4.0 do Proad possibilita maior usabilidade do sistema pelos usuários
A versão 4.0 do Processo Administrativo Virtual (PROAD) do TRT8 está com tantas funcionalidades novas que mais parece um novo sistema. O layout moderno ganhou mais funcionalidade e praticidade. Aliás, essa foi a principal mudança no sistema, que se tornou mais acessível principalmente para o público externo.
Além do layout remodelado, o destaque da nova versão fica para a reorganização do menu, a possibilidade de subir arquivos em lote e a criação de marcadores que facilitam ainda mais a visualização das tarefas.
A usabilidade do sistema será feita em três fases, atingindo os seguintes públicos: público interno da área administrativa, associações e empresas que contratam com o tribunal e o público em geral.
Na primeira fase, será contemplado o usuário interno do tribunal, que ganhou mais facilidade com as ferramentas da nova versão. Tanto quem atua na área administrativa quanto os servidores que acessam o sistema das Varas do Trabalho, serão beneficiados com as novas funcionalidades do Proad 4.0.
Agora, esse público interno terá a possibilidade de anexar vários documentos de uma só vez e fazer a conversão automática de arquivos em "PDF A" no momento do upload, o que vai auxiliar sobremaneira os usuários ao instruir os processos.
Outra novidade é a possibilidade de definir um processo como prioritário, destacando a urgência da tramitação, conforme respaldo legal.
O projeto de atualização do sistema é do TRT12, mas a ampliação da divulgação das adequações e melhorias no Pará e Amapá, foram realizadas em parceria por servidores da Diretoria Geral (DIGER) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), com o objetivo de sensibilizar os usuários para as novas funcionalidades.
A assessora técnica da Diretoria-Geral, Maria Helena Guerra, ressalta o objetivo da nova versão, que é garantir maior transparência na movimentação de documentos públicos e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça do Trabalho. "O PROAD 4.0 permitirá o incremento de importantes funcionalidades aos usuários e, nesta primeira etapa de sua implantação, o foco recairá nos aprimoramentos voltados ao público interno, destacando-se, por exemplo, a atualização para um layout mais intuitivo, a conversão automática dos arquivos para PDF-A e a possibilidade de carregamento de arquivos em lote, facilitando, em especial, o trabalho dos servidores das áreas administrativas".
O Assistente de Soluções da Área Administrativa, Rogério Sirayama, que atua na Seção de Sistemas Corporativos da Coordenadoria de Sistemas da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação, explica que não será necessário nenhuma capacitação para os usuários da área administrativa, pois o sistema é muito intuitivo e de fácil navegação. "Uma vez que os usuários homologadores não tiveram grandes dificuldades no uso do PROAD versão 4 para tramitar os processos, não haverá necessidade de realização de treinamentos. Quanto aos usuários de outras áreas, acredito que a atualização da cartilha suprirá as necessidades".
As áreas envolvidas atualizaram o manual do sistema para facilitar a sua utilização. O Manual está disponível aqui.
A JT8 também compartilhou um Vídeo produzido pelo TRT12/ SC que ajuda os cidadãos e os servidores a entender melhor as mudanças. Assista aqui!
Serviço:
Lançamento da Versão 4.0 PROAD
Dúvidas:
Por e-mail à DIGER e para SETIN via Central de Serviços