Presidente do TRT8 lamenta morte de ministro do TST Walmir Oliveira da Costa e decreta luto oficial de três dias
Quando nascemos, sabemos que a partida é a maior certeza que temos no decorrer da vida, mas, mesmo nos tempos complexos que temos vivido já há mais de um ano convivendo com a difícil realidade de uma pandemia mundial como a COVID-19, a partida inesperada de um amigo abala o sentimento de todas e todos nós.
Exatamente por isso é com imenso pesar que o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região informa o falecimento do ministro WALMIR OLIVEIRA DA COSTA, integrante do Tribunal Superior do Trabalho, ocorrido na tarde de hoje, em Brasília, em decorrência da COVID-19.
Antes de ser ministro do TST, Walmir Oliveira da Costa foi juiz da Justiça do Trabalho da 8ª Região, onde sempre nutriu grandes amizades, o que o fez uma pessoa muito querida e sempre disposta a compartilhar seus conhecimentos, angariados na trajetória de vida de estudos e dedicação ao Direito do Trabalho.
Natural de Irituia (PA), onde nasceu em 17 de fevereiro de 1958, graduou-se em Direito e obteve título de Mestre em Instituições Jurídico- Políticas/Direito do Trabalho, pela Universidade Federal do Pará, em 1998. Ingressou na magistratura trabalhista por concurso público em 1989, como juiz do Trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Atuou em todas as Varas do Trabalho de Belém e nas de Abaetetuba, Almeirim, Altamira, Castanhal, Macapá e Marabá.
Em janeiro de 1993, foi promovido por merecimento e por unanimidade a titular da Vara do Trabalho de Almeirim e, posteriormente, de Abaetetuba e da 1ª de Belém. Presidiu a Associação dos Magistrados do Trabalho da 8ª Região (Amatra VIII) e lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade da Amazônia, entre 1996 e 2003, da Faculdade Ideal (PA), entre 2003 e 2004, e no curso de Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho do IESB (DF), entre 2009 e 2010.
Em 1997, foi promovido por merecimento a juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Atuou como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho em dez períodos de convocação, entre 2000 e 2007. Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura. Autor de diversos livros referências na área trabalhista. Atuou como membro do Conselho Consultivo da ENAMAT, biênios 2011/2013 e 2018/2020. Conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no biênio de 2017/2019. Eleito Vice-Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT para o Biênio 2020/2022. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, ocupante da Cadeira nº 75. Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo, ocupante da Cadeira nº 32. Atualmente, atuava como Presidente da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, e integrava a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais.
Em homenagem ao ministro e amigo Walmir Oliveira da Costa, a presidente do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares, decretou luto oficial de 3 dias, a partir de 29 de abril de 2021.
O Tribunal Regional do Trabalho se solidariza à família e amigos nas homenagens ao amigo Walmir Oliveira da Costa.