3ª Semana da Reciclagem do TRT8 promove reflexão sobre postura de consumo e ação sobre o meio ambiente
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental e apoio da Escola Judicial promove, de 17 a 21 de maio, a sua 3ª Semana da Reciclagem.
Com o tema "Pequenos atos, grandes mudanças", o evento pretende sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, aprendizes, colaboradores e parceiros do Tribunal para a postura de consumo e relação que cada pessoa possui com o meio ambiente, e consigo mesmo, incluindo a forma de lidar com o seu bem estar; para isso, a programação prevê uma conversa com especialistas em yoga e meditação, sem deixar de falar sobre a questão dos resíduos sólidos, problema ainda de difícil enfrentamento pelos gestores públicos e também pelos habitantes de médias e grandes cidades brasileiras.
A proposta é refletir ao máximo sobre o o que cada um de nós pode fazer para transformar a realidade do ambiente em que vive, conforme previsto na Resolução TRT8 nª 54/2016, seja realizando o aproveitamento dos resíduos, com a correta destinação aos resíduos recicláveis e orgânicos produzidos em nosso dia a dia, assim como a forma com que se cuida das próprias demandas pessoais.
Para a presidente da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do TRT8, juíza do Trabalho Roberta Santos, o objetivo do evento é estimular as pessoas a continuar tendo hábitos e comportamentos sustentáveis, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, que impôs o distanciamento social. "A intenção da comissão, ao usar o slogan 'pequenos atos, grandes mudanças', é destacar que, mesmo dentro das nossas casas, sem tanta interação social, ainda assim é possível fazer pelo meio ambiente. Muitas vezes nós achamos que grandes ações ou grandes quantidades de resíduos recicláveis é que farão diferença. Não. Atitudes simples, como reduzir o consumo de água, evitar o desperdício de água no banho ou, ao escovar os dentes, racionalizar o uso de energia elétrica, dar a correta destinação dos resíduos sólidos e também dos resíduos orgânicos, descartar corretamente pilhas e baterias, coisas que não enxergamos como reaproveitáveis ou reutilizáveis. Todas essas pequenas ações, de pouquinho em pouquinho, nós podemos construir e colaborar com a sustentabilidade".
Através de exposição teórica, debates e prática vivencial, os temas serão abordados por especialistas e ativistas durante um webinário e nas oficinas que estão programadas.
A programação inclui lista de sugestão de curta metragens, na qual constam 5 filmes selecionados, uma oficina de compostagem com dois ativistas ambientais, práticas de yoga e técnicas de mindfullness com instrutores especializados no assunto e o webnário "(RE) cicle-se", que terá a participação do professor doutor pela Universidade de São Paulo (USP) Paulo Pinho e presidente da ONG Amigos de Belém, que promete apresentar o tema de uma forma bem abrangente. "É muito oportuno o webinário para discutir o tema, pois estamos vendo os sucessíveis adiamentos para se resolver um problema gravíssimo, que é a questão do destino final dos resíduos sólidos na Região Metropolitana de Belém (RMB). Há muito tempo nós paraenses não temos uma política estadual de resíduos sólidos, e a maioria dos municípios não têm planos do que tem que ser desviado dos aterros, o que pode ser reciclado. Sabemos que a reciclagem é um caminho, mas a primeira questão tem a ver com o consumo desenfreado, desnecessário e, com certeza, inconsciente. Então, temos de abordar a questão dos resíduos de maneira holística, como o tema requer. É uma situação difícil, onde todos têm de estar envolvidos. Todas as pessoas do planeta Terra, porque todos nós geramos resíduos diariamente".
Este ano, por causa do agravamento da crise sanitária provocadas pelo novo coronavírus, todos os eventos serão realizados remotamente, e transmitidos pelo canal do TRT8 no You Tube.
Serviço:
3ª Semana da Reciclagem - "Pequenos atos, grandes mudanças"
Data: 17 a 21 de maio
Local: Canal da JT8 no You Tube
Programação: Webnário, Oficinas, Mostra de filmes, Práticas de Yoga e Mindfullness.
Confira a programação completa e participe!