Trilha de desenvolvimento de estagiários inicia com “Clube do Livro”

Curso trouxe aos estagiários do TRT8 discussão sobre livro de Mário Sérgio Cortella
Alunos da Trilha de desenvolvimento de estagiários
— Foto: ASCOM8

Iniciou, na manhã da última segunda-feira, 7, a programação da "Trilha de Desenvolvimento de Estagiários do TRT8", organizada pela Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas – ASDEP, a programação segue até o dia 2 de julho de forma virtual, por meio da plataforma Campus Virtual TRT8. O curso apresenta o módulo de integração, por meio de um fórum ao qual os participantes se apresentaram, contaram qual seu curso, suas experiências e expectativas.

Para o segundo e terceiro módulos, estão disponíveis a leitura da Cartilha do programa de estágio, leituras complementares sobre a lei de estágio e o link do filme Os estagiários. O quarto e último módulo é composto pelo Clube do Livro e foi iniciado no dia 16, nele os participantes foram convidados a ler e debater, também de forma virtual, sobre os primeiros 6 (seis) capítulos do livro “Por quê fazemos o que fazemos”, de Mário Sérgio Cortella.

Essa obra foi escolhida, segundo Carolyne Soares de Castro do Amaral, gestora da ASDEP, pois "traz reflexões importantes sobre trabalho, carreira e realização profissional, sendo uma forma de auxiliar os estagiários na identificação de seus propósitos”. Assim, a Trilha incentivou a participação de todos para falar sobre suas expectativas e pontos de vista sobre o livro, seus trabalhos no Tribunal, passando por discussões sobre propósito, automação, realização por meio do trabalho e a gravação desse encontro está disponível no Campus.

No próximo encontro, previsto para o dia 23 de junho, são esperados em média 100 estagiários e eles devem trazer os principais aprendizados e insights diante da leitura dos capítulos 7 (sete) ao 15 (quinze) do livro e discutir sobre o que foi mais marcante para eles, trazendo mais conexões com o ambiente de trabalho, sem deixar de conhecer um pouco mais sobre a história de cada um. Ao final de cada um dos módulos, os estagiários precisam responder às atividades avaliativas e ter a média de 70% de aproveitamento da trilha para adquirir o certificado, que estará disponível a partir do dia 10 de julho.

Para Carolyne, o evento “foi pensado com o objetivo de desenvolver o ato da leitura e suas competências, para que o estudante possa ser protagonista no próprio processo de aprendizagem, com proatividade, desenvolvendo reflexões importantes e troca de experiências com os outros estagiários, através da leitura de livros e exibição de filmes. Este é um projeto pioneiro do Tribunal, com foco no desenvolvimento de todos os colaboradores, trazendo subsídios aos supervisores e incrementando competências importantes dos estagiários, como proatividade, criatividade e empatia."