"Trilha de Desenvolvimento de Estagiários" encerra encontros
A Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas (ASDEP) finalizou na sexta, 2 de julho, os encontros da Trilha de Desenvolvimento com os estagiários da Justiça do Trabalho da 8ª Região, cujo objetivo foi incentivar o aprendizado das competências dos alunos na busca do autodesenvolvimento para o crescimento profissional e por meio da leitura, instigando a reflexão a respeito do livro de Mário Sérgio Cortella, “Por que fazemos o que fazemos”. O encontro ocorreu por meio de videoconferência, via plataforma Google Meet.
O projeto foi pensado para incentivar a ambientação dos estagiários recém ingressos ao tribunal, no sentido de propiciar aprendizado e o formato escolhido para atender esse propósito foi a trilha, pois tem a finalidade de diversificar o formato de treinamento, de forma flexível e alternativa para a transmissão de conhecimento, informando direitos, deveres que possuem dentro da instituição e também como forma de aproximar estagiário, supervisor e escola, no processo de formação e ajuda mútua. Durante a jornada de aprendizagem nos quatro módulos, foram atribuídas algumas atividades de capacitação para que os alunos pudessem ampliar suas competências relacionadas ao comportamento e às atitudes do ambiente de trabalho.
O primeiro módulo da trilha teve como atividade de ambientação para os alunos a apresentação pessoal, para que todos pudessem se conhecer; o segundo módulo foi solicitada a leitura da cartilha de ambientação funcional; no terceiro módulo o cine estágio trouxe o filme Os Estagiários, no qual transmitiu a mensagem sobre se reinventar, não desistir de suas ideias, seus objetivos e de como provar sua capacidade dentro do mercado de trabalho; e o clube do livro com encontros online para discutir e refletir sobre o livro “Por que fazemos o que fazemos”. Carolyne Soares, assessora chefe da Asdep, afirma que a trilha “é um programa de adaptação e integração, para que os jovens conheçam a instituição, seus direitos e deveres como estagiários, o papel do supervisor e do estágio na construção da vida profissional”.
A trilha é um projeto pioneiro dentro do Tribunal através da iniciativa de trabalhar o desenvolvimento, com a perspectiva de multiplicar informações e melhorar a qualidade no acompanhamento do crescimento pessoal e profissional dos estagiários. Carolyne informa que há o planejamento de uma nova trilha para o segundo semestre deste ano, para os alunos que não puderam participar desta edição, por qualquer motivo, com o objetivo de atender a todos os estagiários e aperfeiçoar a forma de conduzir o curso.
"Eu achei muito boa a troca entre os estagiários e a equipe da Asdep, por meio do compartilhamento de diversos assuntos, inclusive sobre a vida pessoal dos participantes, das experiências e estou muito feliz pela entrega de todos, pela forma como engrandeceram o curso, validando as passagens do livro com exemplos reais. Acompanhei algumas respostas do fórum e pude notar mudanças na forma de pensar, de agir de alguns alunos, alguns relataram resultados do aprendizado da trilha, ainda não finalizamos o processo avaliação dos jovens que participaram com suas respostas, porém logo vamos encerrar essa edição e enviar os certificados". Conclui a assessora chefe da Asdep, Carolyne Soares.