TRT8 realiza semana dos estagiários com ciclo de palestras
A semana dos estagiários do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região iniciou nesta segunda-feira, dia 09 de agosto, com um ciclo de palestras realizadas remotamente. O objetivo da programação é marcar o dia do estagiário, celebrado inicialmente na data de hoje, 18 de agosto, com atividades voltadas à valorização e aperfeiçoamento profissional desses estudantes, ampliando suas habilidades no mercado de trabalho.
Durante a abertura do evento, o diretor-geral do TRT8, George Rocha Pitman Junior, conversou sobre suas experiências como estagiário e a importância da atuação de cada um na trajetória do tribunal como instituição que valoriza esse público. “Eu vejo que o tribunal vem valorizando muito o papel do estagiário, recentemente nós aumentamos o nosso quadro de estagiário, porque nós vemos que são pessoas que vêm com o intuito de aprender. Quando o estagiário entra aqui, ele não aprende só o trabalho em si, mas as relações interpessoais e muitas coisas que não sabemos quando entramos em um estágio”, finalizou o diretor-geral.
Além da presença de Pitman Junior, as analistas judiciárias do TRT1, Francine Bianchi Seixas e Michele Moraes Bazílio, intermediaram um debate com os estagiários sobre como nasce uma carreira de sucesso, abordando questões para ajudar na caminhada profissional, por meio de explicações sobre currículo e dicas de como se portar diante das situações das etapas de um processo seletivo, desde o momento do envio de currículo até a forma de falar, dando ênfase na importância do networking para o aprendizado contínuo dos estagiários.
O evento foi preparado pela equipe da Assessoria de Desenvolvimento Pessoal (ASDEP), a partir de meses de pesquisas e acompanhamento de palestras de outros tribunais regionais, para desenvolver um evento com a linguagem dos jovens e assuntos que ajudam na construção do autoconhecimento, para seu aperfeiçoamento pessoal. Segundo a técnica judiciária, Milane Guedes, o TRT8 está pensando nos jovens e no futuro deles, preparando todos para o mercado, por isso as palestras são preparadas com iniciativas para reflexão de assuntos que estão em voga, com conhecimento e insights novos, para fomentar o pensamento crítico, reflexão e inovação.
“O programa de estágio do TRT8 está em uma crescente, a Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas tem intensificado cada vez mais os programas de capacitação, pois acreditamos que jovens bem capacitados vão contribuir melhor com suas unidades aqui dentro do tribunal, e isso também vai refletir no mercado de trabalho, vamos ter jovens bem preparados quando tiverem saído daqui ou voltando concursados com um rol de conhecimentos mais vastos ou para o mercado de trabalho, por isso a administração do tribunal tem intensificado essas atuações voltadas para os estagiários”, explica a assistente dos programas de competência e estágio do tribunal, Gizele do Socorro Souza Lima Fernandes.